Cidadeverde.com

Vacina da gripe em 2018: esclareça 6 dúvidas sobre a imunização

Imprimir

1 - Quem precisa tomar a vacina?
O foco da campanha está nos grupos de risco, ou seja, pessoas que estão mais vulneráveis aos sintomas da gripe e possíveis complicações, além daquelas que trabalham na área da saúde. Entre elas, poderão tomar a vacina gratuitamente: pessoas com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas (que precisam levar a receita médica), indígenas, gestantes e mães no pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com condições clínicas especiais, professores das redes pública e particular e profissionais da saúde.


2 - Preciso tomar a vacina de novo?
Sim. Isso acontece porque os agentes virais responsáveis por diferentes tipos de gripe sofrem mutações ao longo de um ano, o que torna fundamental a atualização da vacina com novas cepas virais inativadas, principalmente aquelas que estão em circulação no período da vacinação. A vacina gratuita é trivalente e conta com proteção para três subtipos de vírus: H1N1, o H3N2 e influenza do tipo B Yamagata.

 

3 - Haverá um dia de mobilização nacional para vacinação contra a gripe?
Sim. O Dia D da campanha de vacinação contra a influenza acontecerá no dia 12 de maio, com mobilização nacional para promover a imunização de todas as pessoas que estão nos grupos de risco. Nesta data haverá intensificação da campanha, com a abertura de postos de vacinação de rotina e móveis, além de veículos terrestres, marítimos e fluviais, para alcançar ainda mais pessoas, espalhadas por todo o Brasil. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação com você.

4 - A vacina pode causar gripe?
Isso não é verdade. A vacina contra a gripe é produzida a partir de cepas virais inativadas, ou seja, com o vírus da gripe já morto. Por isso, a vacina não causa gripe ou qualquer outro problema de saúde, já que ela não apresenta nenhum risco à população. Também é importante ressaltar que, no caso das gestantes, a vacina não faz mal para os bebês. Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

 

5 - A vacina provoca alguma reação adversa?
É raro, mas a vacina pode provocar uma leve reação adversa na região da injeção, com sintomas como vermelhidão, dor e endurecimento da pele. As manifestações são benignas e costumam passar algumas horas após a vacinação.


6 - É possível evitar a gripe?
Apesar de ser uma doença de alta transmissibilidade, alguns cuidados podem ajudar na prevenção. O primeiro é estar com a vacinação contra a gripe em dia, principalmente se você estiver incluído no grupo de risco. A vacina é a forma mais eficaz de se proteger da gripe, mas não é a única atitude indicada na luta contra a doença. É importante lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal (como copos, garrafas e talheres); evitar tocar mucosas dos olhos, boca e nariz; beber bastante água e se alimentar bem; manter a casa arejada e, por fim, evitar o contato com pessoas infectadas.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais