Cidadeverde.com

Ex-ministro fará palestra sobre empreendedorismo em Teresina

Imprimir

O ex-ministro do Turismo, Luiz Barreto, está em Teresina nesta terça-feira (15) para ministrar uma palestra que dá dicas para pessoas que são empreendedoras, que estão começando um negócio ou pensando em empreender. Em entrevista à TV CidadeVerde, o especialista em negócios disse que é fundamental ter conhecimento sobre o mercado, além de criatividade, resiliência e planejamento para sobreviver nesse meio.

Além da experiência como ministro por dois anos, Luiz Barreto já foi presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae) por 10 anos e tem larga experiência com o universo do empreendedorismo. A palestra será gratuita, a partir das 19h na sede do Sebrae, no centro de Teresina e acontece como parte da programação da Semana do MEI na capital.
 
“É fundamental que todo empresário tenha muito otimismo, mas não é uma vida tranquila, que exige muita energia e resiliência, mas a gente não pode desistir. Tem que criatividade e muita relação com o tema, então tem que olhar o mercado, se planejar. Você tem instituições como o Sebrae e Senac, que podem ajudar e cada vez mais o Brasil tem muitos e muitos jovens que querem empreender, que é uma alternativa de vida, quer ser seu patrão, quer ter seu negócio, seu horário, muitas mulheres também necessitam de ter uma vida com um horário mais flexível, 

De acordo com o ex-ministro, são quase 12 milhões de pessoas que empreendem no Brasil.

Crise

Para Luiz Barreto, este momento de crise não é o melhor cenário, mas esclarece em um cenário de recessão, aumenta o número de pessoas que vão para o empreendedorismo, porque são excluídas do mercado de trabalho. “Então é aquele empreendedorismo por necessidade. Neste momento há um aumento de informalidade. Nossa tarefa é ajuda-las a ter uma empresa sustentável, ter longevidade nos negócios”.

A gente não pode nunca abandonar inclusive este que empreende por necessidade, ele precisa do nosso apoio, de fazer capacitação, treinamento e nada é dado que vai ser insucesso. Tem muita gente que pode obter o sucesso sim.

Semana do MEI

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) acontece desde ontem (14) e vai até 19 de maio. O evento é realizado pelo Sebrae e tem como objetivo promover a capacitação do MEI por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas; além de realizar o registro de empreendedores que querem se tornar MEI, fazer a declaração anual e tirar dúvidas com relação à atividade.
As atividades são gratuitas. Ao todo serão mais de 150 ações gratuitas, contendo oficinas e palestras na sede da Instituição, em Teresina, e em nossos escritórios Regionais, nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Em todo o estado serão 51 municípios atendidos.

Veja a programação completa em cada regional clicando aqui e faça a sua inscrição clicando aqui.
 


Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais