Cidadeverde.com

IML buscará por enterros mensais dos corpos de indigentes para evitar novo acúmulo

Imprimir

Foto:SSP PI

O Instituto de Medicina Legal (IML) segue com os sepultamentos coletivos dos corpos indigentes que estavam nas geladeiras desde dezembro de 2015. O diretor do IML, André Bionde, disse ao Cidadeverde.com que na sexta-feira (18) mais seis corpos foram enterrados, contabilizando 26 corpos dos 32 que estavam no local sem identificação.

“O trabalho está sendo feito por etapas. Nossa expectativa é enterrar outros seis na próxima semana. Após esses sepultamentos, nós queremos evitar o acúmulo de corpos nas geladeiras, fazendo pelo menos o enterro de uns três por mês, a depender da nossa demanda, se for possível”, disse o diretor.

O diretor explicou que o IML possuía cerca de 40 corpos indigentes. Atualmente, restam nove corpos, contando com alguns que recentemente foram enviados para o local e que não estavam catalogados no sepultamento dos 32 que iriam ocorrer neste “mutirão”.

O diretor esclarece que antes do sepultamento os corpos são fotografados, passam por registro odontológico, recolhimento de impressões digitais se ainda, se for possível, e de material para eventual análise de DNA no futuro. Essas medidas não necessárias para que, posteriormente, um parente busque pelo reconhecimento de alguns dos corpos.

“Nós também temos os registros de qual cova e cemitérios cada corpo está enterrado caso algum questionamento apareça”.

André disse ainda que os corpos podem ser enterrados como indigentes após 30 dias de entrada no IML, com base na Lei nº 8.501, de 30 de novembro de 1992, que em seu Art.3º dispõe que “o cadáver não reclamado junto às entidades (...), no prazo de trinta dias, poderá ser destinado às escolas de medicina, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico”.

Atualmente, Teresina não possui uma lei de regulamentação de sepultamento de indigentes. Por isso, tem como base essa lei que “dispõe sobre a utilização de cadáver para fins de ensino ou pesquisa científica e dá outras providências”. 

 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais