Cidadeverde.com

Erivan Lopes é reeleito presidente do TJ/PI, mas eleição vai parar no STF

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.24_(1)_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.21_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.19_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.19_(1)_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.17_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.13_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2018-05-21_at_10.04_.09_.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

 Atualizada às 9h48

O desembargador Erivan Lopes foi reeleito nesta segunda-feira (21) para o “mandato tampão” até o final do ano, para presidir o Tribunal de Justiça do Piauí. A eleição contou com duas abstenções: os desembargadores Edvaldo Moura e Francisco Paes Landim, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que saíram no meio da sessão e ainda acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pleito.
 
"Há uma ação no Supremo, reclamação contra decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que autorizou a realização do mandato tampão e permitiu que todos pudessem se candidatar. As decisões administrativas são passíveis de mudança", declarou Erivan Lopes.

Segundo o presidente reeleito, se o Supremo revisar a decisão do CNJ, uma nova eleição deve ser realizada. "Se o Supremo acolher a reivindicação e anular a eleição vamos ter que fazer outra eleição. E outro colega pode ser eleito. Todos são elegíveis, todos tem têm condições de tocar esse projeto de administração", reiterou.

Erivan disse não ter sido surpreendido pela decisão de Edvaldo Moura e Paes Landim. "Aqui existem várias interpretações da lei. Não é obrigado haver unanimidade no entendimento. Mas é importante destacar que nosso tribunal legitimou por 17 votos, dos 20 eleitores que temos, esse mandato", disse.

Além das abstenções, houve a ausência do desembargador Pedro Macedo. A composição da mesa do Tribunal de Justiça conta ainda com o vice-presidente José James, o Corregedor Ricardo Gentil e o vice-corregedor Luiz Gonzaga Brandão.

 
Matéria original
 
Desembargadores que integram o plenário do Tribunal de Justiça do Piauí realizam nesta segunda-feira (21) a eleição para escolha do novo presidente da Casa. O mandato é considerado “tampão” já que terá duração de apenas seis meses.
 
O Conselho Nacional de Justiça autorizou que o atual presidente, desembargador Erivan Lopes, concorra à reeleição. De acordo com informações da assessoria do Tribunal, até o momento ele é candidato único. Mas segundo o regimento do Tribunal, os demais desembargadores possuem até hoje para se inscreverem. 
 
Minutos antes da sessão, o desembargador que irá comandar o processo irá perguntar se mais alguém tem interesse em concorrer. Se não houver nenhum outro interessado, a reeleição de Erivan estará garantida. O mandato tampão terá início no dia 1º de junho e o término ocorrerá no dia 6 de janeiro de 2019.  
 
O Tribunal de Justiça do Piauí possui 20 desembargadores. O mais novo a integrar a Corte é o desembargador Olímpio Galvão que assumiu recentemente a vaga. Segundo o regimento, até ele pode ser candidato. 
 
“O CNJ determinou que o Tribunal fizesse uma eleição para um mandato extraordinário, ou seja, um mandato tampão. Esse mandato vai de 1º de junho, quando termina meu atual mandato, até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Todos os desembargadores são elegíveis para o cargo, inclusive o desembargador Olímpio Galvão, que acabou de tomar posse. Qualquer desembargador pode concorrer aos quatros cargos que estarão em eleição”, disse Erivan.  
 
 
Lídia Brito
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais