Cidadeverde.com

Senado realiza sessão especial pelos 100 da Academia Piauiense de Letras

Imprimir

Foto: Júnior Mourão

O centenário da Academia Piauiense de Letras  foi celebrado na segunda-feira (21), em sessão solene do Congresso Nacional, no Plenário do Senado Federal. A proposta foi do senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) e do deputado federal Paes Landim (PTB-PI). O acadêmico Herculano Moraes, que faleceu na última quinta-feira, dia 17, foi lembrado e homenageado durante a solenidade. 

O senador Elmano Férrer ressaltou a importância da Academia Piauiense de Letras para a cultura do estado. “A APL com com nomes que enchem de orgulho nosso povo. São poetas, escritores e juristas, que configuram figuras importantes para a cultura, as letras e a sociedade piauiense”, afirmou o senador Elmano. 

Além do senador Elmano Ferrer, e do deputado federal Paes Landim, estiveram presentes a vice-governadora Margarete Coelho, a senadora Regina Sousa (PT), Nelson Nery Costa (presidente da APL), Francisco Lucas Veloso (presidente da OAB/PI), Carlos Pires Brandão (desembargador federal), Kassio Marques (vice do TRF1), e os acadêmicos, integrantes da APL: Jônathas de Barros Nunes, Hugo Napoleão, Pedro da Silva Ribeiro e Afonso Ligório Pires de Carvalho. 

O acadêmico Herculano Moraes foi homenageado durante a sessão solene. “Não poderia deixar de expressar meus sentimentos e minha consternação com o falecimento do nosso querido Herculano Moraes, brilhante acadêmico que ocupava a cadeira de n. 18, secretário-geral da atual gestão. Filho da cidade de São Raimundo Nonato, era jornalista, poeta, cronista, romancista e crítico literário, foi vereador de Teresina, e secretário de Comunicação Social do governo. É uma grande perda para a Academia e para a cultura nacional”, destacou o senador Elmano Férrer. 

A Academia Piauiense de Letras (APL) foi fundada no dia 30 de dezembro de 1917, em Teresina, por um grupo de intelectuais, liderado por Lucídio Freitas. A instituição conta com 40 cadeiras, ocupadas por nomes importantes da cultura e literatura. 

Foto: Júnior Mourão

Fotos: Délio Rocha

O Senado Federal realiza neste momento sessão solene em comemoração aos 100 anos da Academia Piauiense de Letras. A sessão é presidida pelo senador Elmano Ferrer (Podemos), um dos autores da proposta, ao lado do deputado Paes Landim (PTB).

Fundada por um grupo de intelectuais no dia 30 de dezembro de 1917, em Teresina, a academia conta com 40 cadeiras, ocupadas por nomes importantes da cultura local.

Também conhecida como Casa de Lucídio Freitas, um de seus fundadores, a instituição é atualmente presidida pelo escritor e advogado Nelson Nery Costa.

A mesa é composta por Elmano Ferrer, Paes Landim, a vice-governadora Margarete Coelho, a senadora Regina Sousa (PT), Hugo Napoleão (integrante da academia), Nelson Nery Costa (presidente da APL), Francisco Lucas Veloso (presidente da OAB/PI) Kassio Marques (vice do TRF1) e Carlos Pires Brandão (desembargador federal).

Durante a solenidade foi feita uma homenagem ao jornalista Herculano Moraes, que morreu semana passada vítima de câncer aos 73 anos. Ele era membro da APL.

Segundo o senador Elmano Férrer, a exemplo da Academia Brasileira de Letras, criada em 1897, a Academia do Piauí "foi um ato de ousadia dos intelectuais piauienses".

Herculano Moraes ocupava a cadeira Nº 18. Era jornalista, poeta, crítico literário. Foi vereador, diretor do 4 de Setembro. Veja matéria completa sobre o escritor aqui. 

 

Flash de Délio Rocha e informação da assessoria de Elmano Férrer
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais