Cidadeverde.com

Vice-prefeito é velado por Pezão e Crivella no Rio

Imprimir
  • vice.jpg Daiane dos Santos/G1
  • palacio-da-cidade.jpg Daiane dos Santos/G1
  • coroa-dowell.jpg Daiane dos Santos/G1
  • velorio-dowell.jpg Daiane dos Santos/G1
  • velorio-dowell2a.jpg Daiane dos Santos/G1

O corpo do vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, é velado no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira (22). Desde cedo estão no local a viúva de Mac Dowell, três netos e uma tia.

O vice-prefeito do Rio morreu às 23h55 de domingo (20), aos 72 anos, devido a complicações de um infarto agudo no miocárdio. Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, desde o dia 13 deste mês.

Até as 11h, cerca de 100 já tinham passado pelo Palácio da Cidade para se despedir de Mac Dowell. Além dos familiares, estão presentes autoridades do estado e do município, como o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Marcelo Crivella.

"A nossa Autoertrada Lagoa-Barra vai se chamar Fernando Mac Dowell, uma homenagem a um dos membros mais ilustres da engenharia, sobretudo na área de transportes aqui da nossa cidade. Grande contribuição na linha 1 e 2 do metrô, grande contribuição nessa autoestrada, grande contribuição na Linha Amarela.", afirmou Crivella.

Para o governador do Rio, a inteligência e a experiêncai de Mac Dowell contribuíram muito para os projetos de gestão dos transportes para todo o estado.

"Há uns 30 dias nós estávamos conversando sobre novos traçados para o metrô, estradas e trajetos. Ele achava importante nós estarmos trabalhando juntos. É uma perda irreparável para o estado, para o país. Era uma fonte de saber extraordinária e uma experiência no serviço público que cada vez fica mais difícil a gente ter: homens experientes disponíveis a vir para o serviço público", garantiu Pezão, ressaltando que a morte do engenheiro foi uma perda para todo o país.

O caixão está coberto com a bandeira do Clube de Engenharia e dezenas de coroas de flores foram recebidas de órgãos públicos e privados pelos quais o vice-prefeito passou.

"Um execelente profissional, uma pessoa sempre disposta a colaborar nos mais diversos aspectos técnicos científicos de mobilidade. Uma pessoa que gostava de polemizar. Muitas vezes ele esteve em CPI e audiências públicas dando seus depoimentos. Então eu tenho profundo respeito pelo homem capaz, pelo profissional competente que sempre foi.", afirmou o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

O vice-prefeito deixou mulher e quatro filhos. "Ontem meu pai descansou... quero agradecer a todos que rezaram, oraram e fizeram a corrente positiva para ele. Obrigado, pai, por ser quem sempre foi e continuará sendo. O leu legado não acaba aqui. Levarei seu nome, que é o mesmo que o meu, para a minha vida inteira... O maior criador do mundo ganhou o maior engenheiro que conheci. Te amo e te amarei sempre", escreveu em uma rede social Fernando, um dos filhos de Mac Dowell.

Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro desse ano, quando o prefeito Marcelo Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.

Em nota, a Prefeitura do Rio lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Mac Dowell foi um companheiro exemplar, um notório servidor público com inestimáveis serviços prestado a nossa cidade. Neste momento de dor imensa, minhas orações e pensamentos estão com sua família e com todos que admiravam o seu caráter e sua generosidade”, disse o prefeito Marcelo Crivell.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais