Cidadeverde.com

Greve de servidores municipais continua e categoria exige negociação sobre reajuste

Imprimir

Os servidores públicos municipais de Teresina decidiram na manhã de hoje (23) pela continuidade da greve que já dura 14 dias. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) afirma que nenhum canal de negociação foi aberto para discussão do reajuste salarial e das demais pautas e o movimento continua por tempo indeterminado. Um ato público será realizado nesta quinta-feira (24), a partir das 8h, na Câmara Municipal.  

O prefeito Firmino Filho (PSDB) enviou à Câmara de Vereadores uma proposta que reajusta o salário de servidores em 3%, valor inferior às perdas salariais da categoria que chegam a mais de 40%. Desde o ano passado o reajuste não é concedido, atitude contraditória ao que prevê a Constituição Federal que garante o aumento anual. Os servidores municipais estão há dois anos sem receber reajuste e alguns vencimentos são inferiores a um salário mínimo. 

No ato marcado para esta quinta-feira, o SINDSERM deverá cobrar dos vereadores uma mediação para a abertura da negociação sobre a pauta da greve. Além desta ação, um acampamento diário em frente à sede do Palácio da Cidade é mantido como tentativa de pressionar a gestão do município para que receba a categoria.

O movimento tem adesão de diversos setores envolvendo trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), do Laboratório Raul Bacelar, de hospitais, escolas, farmácia e almoxarifado centrais, Lineu Araújo, de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), servidores administrativos, agentes de portaria, dentre outros.

A Prefeitura de Teresina informou, através de sua assessoria de imprensa, que "o valor do reajuste foi concedido baseado na capacidade orçamentária e financeira do município e que é superior a inflação acumulada no período".

Disse também que "mesmo diante da limitação de recursos, a Prefeitura de Teresina está concedendo o reajuste, coisa que outras capitais do Nordeste, com exceção de Recife, Fortaleza e Salvador, não conseguiram fazer. O reajuste no salário dos servidores municipais de Teresina vai aumentar a folha de pagamento da Prefeitura em R$1,6 milhão e que é preciso trabalhar para manter o equilíbrio financeiro do município, para não prejudicar a oferta de serviços à população.

Ainda segundo a PMT, com o reajuste concedido, nenhum servidor municipal receberá menos que R$ 1.133".

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais