Cidadeverde.com

Veja 6 dicas para acabar com o odor em sua geladeira

Imprimir

Sabia que é possível eliminar odores da geladeira sem dificuldade? A limpeza da geladeira é uma tarefa mais simples do que muita gente pensa. Não é preciso usar um monte de produtos ou mesmo tirar um dia para fazer o serviço. Existem técnicas super práticas e fáceis para eliminar todo o cheiro ruim, bactérias e micro-organismos que habitam nesse local. São muitos os motivos pelos quais a geladeira pode começar a feder. O principal deles é a contaminação do local devido a micro-organismos liberados por alimentos oxidados e estragados. Existem também alguns alimentos de cheiro forte, que mesmo em bom estado de conservação, ainda liberam cheiros e odores que podem acabar ficando no eletrodoméstico.


Desligue e descongele
O melhor jeito de limpar a geladeira é ela estando vazia e desligada. Não somente para facilitar a limpeza, mas desligar a geladeira ajuda a evitar acidentes graves. É importante lembrar que o eletrodoméstico é ligado na energia e pode causar choques fatais. Nos modelos mais novos de geladeiras e freezer com a tecnologia Frost Free (que impede que blocos de gelo se formem), basta desligar a geladeira, retirar todos os alimentos de dentro e depois limpar. Já nos modelos mais antigos, que juntam gelo em seu interior, uma dica é desligar a geladeira antes de dormir, transferir todos os alimentos para embalagens ou bolsas térmicas e limpar a geladeira na manhã seguinte, quando acordar. Para evitar que o gelo derreta molhando toda a cozinha, você pode colocar panos secos no chão, ao redor da geladeira e espalhar sal no interior do eletrodoméstico. O sal absorverá parte da umidade e o resto que escorrer será contido pelos panos.


Guarde e conserve os alimentos
Por mais rápida que a limpeza da geladeira possa acontecer, existem alguns tipos de alimentos que não podem ficar muito tempo em temperatura ambiente. Tenha sempre em casa uma bolsa ou recipiente de conservação térmica. Um dos mais baratos e fáceis de encontrar são as caixas de isopor. Antes de limpar a geladeira, leve todos esses alimentos para o local de conservação térmica. Limpe a geladeira e depois os guarde outra vez nela.

 

Use água e vinagre
Com a geladeira desligada e vazia, limpá-la vai levar apenas alguns minutos. Umedeça um pano com uma mistura de água e vinagre, que pode ser feita com duas xícaras de água pura e duas colheres (de sopa) de vinagre. Para facilitar ainda mais a missão, você já pode deixar pronta essa mistura e colocá-la em um borrifador. Dessa forma, sempre que for limpar a geladeira, só precisará pegar o borrifador e o pano úmido. Limpe toda a geladeira com a solução, lembre de limpar as gavetas, grades e as portas. Se a geladeira estiver muito suja, lembre de lavar o pano em água corrente algumas vezes para retirar o excesso de sujeira. Com essa simples solução, além de retirar todos os odores, é possível higienizar bem a geladeira, se livrando de fungos e bactérias presentes no local. Não precisa passar um pano úmido em seguida para retirar o excesso e possível cheiro do vinagre. O cheiro do produto sai sozinho quando seca. Um segunda “mão” de limpeza só é necessária se a geladeira estiver muito suja e encardida.

 

Bicarbonato de sódio e limão
Outros grandes aliados para higienizar e eliminar odores da geladeira são o limão e o bicarbonato de sódio. Ambos são naturalmente substâncias com bastante potencial de remoção de odores e também capazes de eliminar micro-organismos que causam mau cheiro. Você pode usar as metades de um limão para esfregar o interior da geladeira. Além de eliminar qualquer odor, o limão vai matar bactérias que estiverem no local. É preciso passar um pano úmido em seguida, para finalizar a limpeza. Já com o bicarbonato, você pode fazer uma solução com uma xícara de água e uma colher da substância. Utilizar a mistura para limpar todo o interior da geladeira e esperar secar.

 

Feche bem os potes e sacolas
Depois de realizar os procedimentos explicados acima, você precisa esperar a geladeira secar da limpeza e depois guardar todos os alimentos retirados de volta ao local. Use a oportunidade para guardar tudo em potes com tampa ou sacolas fechadas. Um dos causadores do odor da geladeira é a contaminação do local gerada por agentes nocivos liberados por alimentos estragados ou que começam a oxidar/apodrecer. Para impedir que isso aconteça, basta deixar tudo guardado em recipientes fechados.

 

Use aromatizantes naturais
Depois que a geladeira estiver limpa, uma dica é fazer uso dos aromatizantes naturais para que a limpeza e higiene dure mais. Você pode deixar algumas folhas de hortelã na porta da geladeira ou mesmo um potinho sem tampa cheio de grãos de café. Outro aromatizante muito usado é a canela em pau. Ela ajuda a neutralizar diversos odores que podem surgir na geladeira. Deixe alguns pedaços de canela em um recipiente aberto. Lembre que a ação dos aromatizantes não dura muito tempo, geralmente pouco mais de uma semana. Por isso, sempre renove o aromatizante da sua preferência. Com a limpeza e essas dicas, nenhum odor vai surgir na geladeira por muito tempo.


Fonte: Remédio Caseiro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais