Cidadeverde.com

Piauí implanta modelo pioneiro no tratamento de dependente químico

Imprimir

O Piauí vai desenvolver um projeto pioneiro no atendimento na recuperação e tratamento do dependente químico, integrandos todos os setores envolvidos, como a educação, saúde, trabalho, serviço social e outros setores primordiais na recuperação e prevenção com a implantação de um centro de referência, com capacidade de atender 300 internos em Teresina, com perspectiva de ampliação para outras cidades do Estado.

Em projeto apresentando na noite dessa sexta-feira, 7, no Palácio de Karnak, pela assistente social e assessora da II Vara da Infância e da Juventude, Maria Lila Carvalho, é contemplada a ressocialização, a prevenção e a profissionalização técnica das pessoas atendidas no centro. O projeto foi uma solicitação do governador Wellington Dias, que tem como meta desenvolver política estadual de combate à droga com eficiência, em que a pessoa receba em um só lugar todo o tratamento devido e seja entregue à sociedade devidamente livre e com capacitação técnica para ser reintegrada à sociedade e incluída no mercado de trabalho.

Maria Lila apresentou o projeto de criação de um centro de referência que atenda tanto ao dependente químico como toda a família. Como coordenadora do projeto, ela disse ter ficado honrada com o compromisso do governador e de todos os gestores envolvidos numa causa que tem como meta o resgate da cidadania na sua forma mais completa.

O projeto será desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação da Paz  e segundo o governador, com esta ação, o Piauí está dando um passo acertado e instituindo um novo formato de atendimento ao dependente químico.

Durante reunião, o governador solicitou empenho dos gestores em todas as etapas de execução do projeto para que o mesmo seja cumprido dentro do cronograma estabelecido e comece a funcionar a partir de maio do ano que vem.

Entre os parceiros do projeto estão as secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania, Justiça, Trabalho e Empreendedorismo, Administração, Saúde, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Polícia Militar do Piauí, Polícia Comunitária do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos.


[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: