Cidadeverde.com

H1N1: Com campanha prorrogada, postos de Teresina ficam sem vacina

Imprimir

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza H1N1, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o próximo dia 15 de junho, mas alguns postos já encerraram a imunização por falta de doses. 

No Brasil, municípios que ainda não atingiram a meta de imunização da população deverão utilizar todo o estoque de doses distribuído no último lote, o que totaliza 60 milhões de doses. Em Teresina, alguns postos de saúde já não dispõem mais de doses da vacina. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que os postos de saúde já receberam todas as doses enviadas no último lote e como o Ministério da Saúde não irá mais enviar novas remessas, o estoque zerou. A Fundação informou também que foram cerca de 213 mil doses da vacina em sete lotes, e que alguns postos estão próximos do fim da meta de vacinação da capital. 

A assessoria destaca que não tem como informar quais postos ainda têm vacina, porque não há um controle online das doses aplicadas. É necessário que cada um atualize o sistema e isso não acontece em tempo real. 

Nesta fase da campanha, estão sendo imunizados pessoas que integram o grupo de risco, como idosos, crianças e gestantes.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que, no Estado, a vacinação atingiu 67,84% da meta prevista, o que representa um público de 468 mil pessoas. A meta é que 800 mil pessoas sejam imunizadas em todo o Piauí. 

O Superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, informou por meio de nota, que os postos que ainda tiverem doses da vacina vão continuar as imunizações. Ainda segundo o superintendente, cada unidade básica de saúde recebeu doses proporcionais à população adstrita de sua área, o que explica o fim das doses em alguns postos.

“Você envia àquele unidade básica um número X de doses referente à população daquela área em questão. Sabemos que é possível que não exista uma cobertura de 100% em todos os municípios e por isso algumas unidades têm o seu imuno-biológico esgotado”, explicou Herlon.

Somente na capital foram registrados 131 casos da doença desde janeiro. Oito mortes ocasionadas pela doença foram confirmadas em Teresina. O vírus da gripe Influenza A H1N1, é transmitido da mesma forma que o vírus comum, porém com sintomas mais fortes e repentinos podendo causar complicações como falta de ar, pneumonia e morte quando não tratada adequadamente.

 

Rodrigo Antunes (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais