Cidadeverde.com

Ciclista de Floriano vence no geral o Desafio das Opalas em Pedro II

Imprimir

Foi radical, foi com muita coragem e resistência que os mais de 200 bikers encararam 80 km do Desafio das Opalas – o Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, uma vez que os campeões já se consagraram automaticamente campeões piauienses, valeu ainda pela 5ª etapa do Piauiense de MTB e pontos máximos do ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), na classe XCM1. Na prova, que largou e chegou do povoado Serra dos Matões, em Pedro II, participaram ciclistas do Piauí, Maranhão, Ceará e de Pernambuco. 

Além de uma camisa personalizada de campeão piauiense para os atletas de todas as categorias oficiais, a organização do evento também ofereceu uma premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria, uma joia em opala e prata para cada campeão, já que o evento aconteceu em Pedro II, conhecida como a terra da opala, a pedra preciosa que engrandece a economia da região, além de acontecer paralelamente ao Festival de Inverno de Pedro II.

O campeão, primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta de 43 anos de Floriano Adelmar Andrade de Carvalho, que, automaticamente, e o campeão piauiense também na categoria Master B-1.  O segredo para despontar na frente de tantos feras foi administrar o ritmo da prova. “Eu não largo forte, sempre do meio da prova para o fim é que eu já fico mais aquecido e aumento o ritmo. A minha estratégia é ir bem na subida, que é onde eu rendo mais. Vim eu no pelotão junto com o Gerson, Antunes e o Vinicius Salomão. Eu me distanciei deles nos últimos 20 km, faltando seis km eu ultrapassei o Lindomar (adversário de Altos na mesma categoria M B-1) e aí só liderança”, disse o atleta da Equipe Floriano Ride. Adelmar, que é atleta amador há 10 anos, já faturou o título de campeão do Picos Pro Race 2017 e ainda o 3º no geral, e a prova Floriano Ride, no ano passado

O público esperava uma briga acirrada envolvendo o campeão piauiense de 2017 por ranking, atleta da categoria Elite Francisco Édio Neves da Silva (Equipe MR Peças), mas não foi dessa vez. O atleta correu o Desafio machucado, resultado de uma forte queda na última etapa do Piauiense de Estrada, ocorrida no final de semana anterior, os 100 km Oswaldo Marques. “Eu já larguei com a mão esquerda e a perna com dores da prova Oswaldo Marques. Levei uma queda e saí da prova de ambulância.  De domingo até a quarta-feira, eu não consegui nem caminhar, aí quinta tive uma melhora e consegui vir. Mas eu já sabia que não iria render.  É o tipo de prova preferido, com descidas e subidas, mas não estava no meu melhor fisicamente e ainda tive um pneu furado, o que faz a gente perder em média  10 minutos e também vinha esvaziando e sempre parava para encher. Tudo isso prejudica”, explicou o atleta.

Entre as mulheres, não teve muita zebra e a campeã piauiense Karine Frota, categoria Elite, subiu no posto mais alto do pódio. “Passei a semana doente com gripe, eu larguei forte, depois que eu consegui uma distância boa das meninas, fiquei administrando com medo do corpo sentir o desgaste da gripe. Muitas subidas duras, algumas descidas tão longas que se tornam bastante técnicas também”, disse a atleta que além de campeã piauiense de MTB maratona no Desafio, também vem liderando o campeonato por ranking. Próxima prova de Karine é o Picos Pro Race. Depois, a fera vai para São Paulo correr a clássica corrida de speed 9 de Julho, que é a modalidade em que Karine corre com mais força, tanto é que ela também é a líder do ranking estadual de Estrada.

RESULTADO DO 2º DESAFIO DAS OPALAS – O CAMPEONATO PIAUIENSE DE MTB MARATONA

ELITE MASCULINO

1º - Celso Pereira Nunes
2º - Antonio Marcelo Trindade
3º - Mateus Ferreira Sousa
4º - Daniel Pires Rebelo da Costa
5º - Fábio Lafael da Costa

ELITE FEMININO

1º -Karine de Macedo Frota
2º - Venilda Eli
3º - Cristiany Siqueira Dantas
4º - Annanda Costa
5º - Suelen Alves de Sousa

MASTER FEMININO

1º -Antonia Luíza Rodrigues dos Santos
2º - Maria Jucilene de Alencar Pereira
3º - Layane Lima de Sousa
4º - Leila Sousa Nascimento
5º -
MASTER A-1 MASCULINO
1º - Antunes Sousa da Silva
2º - Vinicius Salomão Ferro Gomes
3º - Luís Macedo da Silva Júnior
4º - Samuel dos Santos
5º - Francisco Daniel Melo Américo

MASTER A-2 MASCULINO

1º - Gerson de Albuquerque Alves
2º - Rogério Ferreira do Nascimento
3º - Delano Rocha
4º - Raimundo Nonato Júnior
5º - Fernando Veras

MASTER B-1

1º - Adelmar Andrade de Carvalho
2º - Lindomar Ferreira dos Santos
3º - Francisco Clemilton de Abreu
4º - Celso Henrique Patrício Franco
5º - César Triballes

MASTER B-2 MASCULINO

1º -Júlio César Cabral Furtado
2º - Reinaldo Soares de Oliveira
3º - Francisco Durval do Nascimento
4º - Ernani de Castro Costa
5º -Bonifácio Teixeira Lima

MASTER C-1 MASCULINO

1º -Fernando Soares de Oliveira 
2º - Joselito Gomes da Silveira
3º - Paulo Cesar Ferreira da Silva
4º - Francisco Edmar Carvalho
5º - Henrique Rocha

MASTER OVER MASCULINO


1º - Antonio Francisco de Oliveira
2º - João de Deus Soares Filho
3º - Aldo Ferro e Silva Neto
4º - Edvaldo Santos Silva
5º - Valdir Soares Silva

MASTER SUB-30 MASCULINO

1º - Elionai Costa de Sousa
2º - Aloísio Ernesto de Andrade
3º - João Alves da Silva Neto
4º - Fernando Rocha Barbosa
5º - Renato Sousa Fontes
JÚNIOR MASCULINO
1º - Talisson de Castro Souza
2º - Luís Gustavo da Silva Santos
3º - Brenno Jhesnneir Araújo Costa
JUVENIL MASCULINO
1º -Girleno Castelo Branco Oliveira
2º - Matheus Rodrigues Martins
3º - João Victor Magalhães Pessoa


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais