Cidadeverde.com

Libertadores: clubes brasileiros que mais chegaram e avançaram das oitavas de final

Imprimir

Os duelos válidos pelas oitavas de final da Libertadores da América já foram definidos, e não faltará jogo pesado nos embates que serão iniciados na primeira semana do mês de agosto.

Grêmio foi o brasileiro que mais chegou nas oitavas (Foto:Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação)

Dentre os clubes brasileiros que seguem na disputa, todos já estiveram no topo do futebol sul-americano. Mas quando o assunto é especificamente as oitavas de final, qual deles tem o melhor histórico... e quais clubes brasileiros mais vezes chegaram nesta fase de oitavas de final?

Vale destacar que os jogos de oitavas de final passaram a ser disputados na Libertadores a partir de 1989. Antes, os vários regulamentos anteriores levavam equipes adiante de diferentes formas - as mais comuns, através de triangulares e quadrangulares.

Considerando, então, desde 1989, o Grêmio é a equipe brasileira que mais vezes chegou nas oitavas de final. Contando com a edição 2018, foram 14 vezes. E se o Tricolor passar pelo Estudiantes, igualará a marca do São Paulo de brasileiro que mais vezes avançou para as quartas [10].

Entretanto, dentre os brasileiros que estão na disputa pelo título nesta temporada nenhum tem um aproveitamento histórico das oitavas para as quartas de final do que o Santos. 

Dentre as nove vezes que chegou às oitavas, o Peixe passou para as quartas de final em oito ocasiões. O pior aproveitamento neste sentido é do Corinthians, eliminado em oito das 12 vezes que chegou nesta fase.

A curiosidade é que, se o Corinthians é considerado favorito diante do Colo-Colo, que tem o pior ataque dentre as equipes que estão no mata-mata [5 gols], o Santos terá que fazer muito mais no jogaço contra o Independiente para avançar. O time treinado pelo pressionado Jair Ventura foi o que menos chances de gols cria dentre os times ainda na disputa [40].

O legado histórico é importante, mas sempre é possível escrever uma história diferente.


Fonte: Yahoo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais