Cidadeverde.com

Livro de Cláudio Said traz história de homem que desafiou coronéis do sertão

Imprimir

 

O escritor Claudio Said lançou nesta quinta (07) seu mais novo trabalho, o livro ‘Delmiro Gouveia – A Inveja é Filha de Si Mesma’, uma obra que conta a história de um sertanejo que ousou inovar na economia do sertão nordestino e enfrentou o poder de grandes fazendeiros da época (fim dos anos 1800 e início de 1900), que terminou morto em uma emboscada. 

O livro, que começa com versos de repente, característica marcante da cultura nordestina, é fruto de um trabalho de quatro anos, e é narrado por um coronel, personagem criado pelo autor para relatar os feitos do industrial Delmiro no estado de Alagoas. Entre realidade e ficção, o autor explica que é simples distinguir quais trechos se tratam da visão literária da obra.

“É fácil o leitor perceber, porque tudo relacionado a vida de Delmiro, e ao contexto sócio político que o envolve, é verdadeiro, é objeto de pesquisa. Tem mais de 100 referencias bibliográficas como documentos, fotos, mas o que é pertinente a vida do narrador é fictício porque o narrador é fictício”, explica Cláudio.

Apesar das passagens literárias do autor, foram cerca de 100 referências bibliográficas pesquisadas para passar par ao leitor o contexto da época na forma mais aproximada possível. 

O personagem foi um visionário da economia nordestina e um dos primeiros a explorar a força hidráulica do Rio São Francisco, ao construir uma usina hidrelétrica na cachoeira de Paulo Afonso e montar uma indústria de linhas. A visão empreendedora do personagem não para por aí, Delmiro construiu uma vila operária em torno da indústria com equipamentos urbanos que não eram disponibilizados pelo poder público, como escolas, posto de saúde e consultório dentário.

“Isso que incomoda, porque em um dado momento os coronéis dizem que ninguém quer mais trabalhar na roça, todos querem ir pra fabrica de Delmiro. Ai começa a inverter a relação que existia entre o fazendeiro poderoso e o camponês sem condições de sobrevivência e isso incomoda os poderosos. Isso tudo é retratado e documentado no livro”, explica o autor.

A obra de Claudio Said pode ser encontrada nas melhores livrarias de Teresina ou para venda online no site da Amazon.

Rodrigo Antunes (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais