Cidadeverde.com

Dry Needling combate pontos de gatilho e contratura muscular

Imprimir

Um tratamento rápido e eficaz realizado por um fisioterapeuta é de grande relevância para restabelecer a saúde do paciente no quadro de dores nas costas. “Muitos métodos são aplicados aos músculos doloridos, porém o que vem apresentando maior eficácia, com ação rápida e longa duração é a técnica do agulhamento seco, chamada Dry Needling”, disse Diego Galace, fisioterapeuta da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O agulhamento seco ou dry needling é uma técnica minimamente invasiva, na qual agulhas são inseridas nos pontos-gatilhos específicos de cada musculatura diminuindo a dor e melhorando o movimento na região tensionada. O tratamento utiliza agulhas estéreis de monofilamento fino para atingir o objetivo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor nas costas é um problema que afeta mais de 80% da população mundial. Estimativas da OMS preveem que 85% das pessoas no mundo todo sofrerão, ao menos, um episódio de dor nas costas ao longo da vida. As causas do problema podem ser má postura e até mesmo ter origem muscular provocada pela Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM). A Síndrome é uma desordem neuromuscular caracterizada pela presença de pontos-gatilho (PG), vulgarmente conhecidos como nódulos musculares. Extremamente comum, ela é responsável por muitos casos de dor crônica musculoesquelética locais ou irradiadas para outras áreas do corpo. Nesse sentido, a SDM é uma das causas mais frequentes de queixas de dores nas costas, principalmente nas regiões cervical, cintura escapular e lombar. Limitações de movimentos também são complicações oriundas do problema.

O SDM acomete pessoas de todas as idades, inclusive crianças, homens e mulheres em igual proporção. A probabilidade de desenvolver pontos-gatilho aumenta com a idade e com o nível de atividade. Indivíduos sedentários estão mais propensos a desenvolvê-los. Distúrbios do sono, traumas, deficiências vitamínicas, artrite comum e nervos sendo comprimidos na coluna e outros locais também motivam o surgimento de nódulos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais