Cidadeverde.com

Em discurso à Fifa, Putin diz que esporte está além da política

Imprimir

Foto: Kremlin

FÁBIO ALEIXO
MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Presidente da Rússa, Vladimir Putin esteve por menos de dez minutos no Congresso da Fifa nesta quarta-feira (13), em Moscou, para fazer um breve discurso aos participantes.

E afirmou que não se pode misturar futebol e política.

"O esporte está além da política. A Rússia sempre esteve comprometida com isso. O esporte tem um grande potencial humanitário e de construir coisas bonitas", disse Putin.

"Eventos como a Copa do Mundo são apenas um espetáculo esportivo. É também a chance para que as pessoas aprendam novas coisas sobre um país e suas tradições. É bom para que vejam que outros países também são amigáveis e legais", continuou.

"Todos querem viver em paz, se juntar e apreciar o futebol", disse Putin.

Ao longo da preparação para o Mundial, a Rússia foi alvo de diversas críticas quanto às questões de hooliganismo, racismo e homofobia. Além disso, diversos países vão boicotar diplomaticamente a abertura da competição, como Reino Unido, Austrália, Islândia, Dinamarca e Polônia.

"Tenho certeza que será um evento inesquecível para todos que estiverem aqui, sejam jogadores ou torcedores", disse Putin.

"Quero agradecer ao presidente Infantino [Gianni, da Fifa] pelo seu sentimento possível em relação ao nosso país. Sejam todos bem-vindos", completou o presidente russo.

No início e ao encerrar o discurso, o presidente russo foi aplaudido de pé pelos expectadores.

Nesta quinta-feira (14), Putin estará no estádio Lujniki para a abertura da Copa do Mundo com o jogo entre Rússia e Arábia Saudita, às 12h (horário de Brasília).

"Muito, muito, muito obrigado por seu engajamento e paixão pelo futebol e pela Copa do Mundo", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

O italiano foi taxado como um "lutador" por Putin ao assumir a presidência da Fifa em 2016 em um momento tão complicado, envolta em escândalos de corrupção.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais