Cidadeverde.com

Firmino assina pacto pelo clima e energia em evento sobre situação climática

Imprimir

Renato Bezerra/Semcom

O prefeito Firmino Filho assinou na noite desta quarta-feira, durante o Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (Fórum CB27), o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Por meio do Pacto, a Prefeitura de Teresina se compromete a nos próximos três anos fazer o diagnóstico da cidade em relação à mudança do clima, estabelecer metas para reduzir as emissões que produzem esse processo, bem como elaborar um plano de ação para atingir essas metas. 

Para o prefeito Firmino Filho, esse pacto tem a importância de mostrar o compromisso da capital com o meio ambiente. “Precisamos evoluir no que diz respeito ao trabalho que é desenvolvido e que tem relação com a mudança climática na nossa cidade. Esse tema da sustentabilidade deve fazer parte da agenda da cidade e deve ser debatido e do interesse de todos, tendo em vista que tem relação com a qualidade de vida das pessoas”, disse Firmino, que é o nono prefeito de capitais a assinar o Pacto no país.

Por meio do Pacto, a Prefeitura de Teresina se compromete a fazer o seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, medir quanto Teresina emite, e ver como a cidade vai ser afetada pela mudança do clima. 

“A perspectiva do que Teresina emite e muito do que as capitais emitem tem a ver com transporte e mobilidade, mas também tem emissões relacionadas a resíduos, tudo de resíduos que é produzido, a maneira como esse resíduo é tratado, saneamento e uso de energia. As vulnerabilidades da cidade também interferem. Então, depois de assinar esse Pacto o próximo passo que Teresina tem que cumprir é estabelecer uma meta para reduzir essas emissões  e para reduzir também essas vulnerabilidades e o terceiro ponto é fazer um plano de ação para trabalhar para atingir  essa meta”, explicou Bruna Cerqueira, coordenadora de Relações Institucionais/Governos Locais de Sustentabilidade.

Durante o evento, que iniciou ontem e segue até sexta no Bristol Gran Hotel Arrey, o prefeito Firmino também apresentou a política climática da cidade e falou sobre os desafios e oportunidades que vê para o desenvolvimento local da capital do Piauí. 

Com o tema “Inovação e Soluções Locais pelo Clima”, o Encontro Nacional do Fórum CB27 é realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), e pelas organizações Fundação Konrad Adenauer e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

 O objetivo principal é apresentar tecnologias, plataformas e aplicativos que apoiam a análise de dados e informações para agir sobre as mudanças climáticas. Buscará, ainda, identificar tendências e debater o papel das capitais na implementação dessas abordagens inovadoras.

Hoje, o encontro segue aberto ao público, das 9h às 11h, com o espaço intitulado de “Como aliar tecnologia e inovação em prol da Sustentabilidade?”, que será mediado pelo Coordenador Nacional do CB27 e Secretário de Inovação e Cidade Sustentável de Salvador, André Fraga, e contará com a apresentação de organizações referência no setor de tecnologia e inovação e sua interface com clima e sustentabilidade.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais