Cidadeverde.com

CB27: secretários visitam áreas verdes e fazem plantio de mudas

Imprimir


Créditos: Ascom/Semam

O encerramento oficial do 14º Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em Teresina, aconteceu com o plantio de 30 mudas de ipês na Praça dos Orixás, no entorno do Parque Lagoas do Norte, onde os gestores municipais das pastas de meio ambientas das capitais brasileiras puderam deixar marcada a passagem pela nossa cidade, demonstrando ainda mais compromisso com as questões ambientais. A ação ocorreu na manhã de ontem (15).

Visitas

Depois de participarem de dois dias de intensos debates focados em estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, os secretários encerraram a programação do evento fazendo visitas técnicas em áreas verdes e pontos turísticos de Teresina. A intenção foi apresentar aos participantes algumas intervenções, projetos e espaços importantes no aspecto ambiental.

As visitas técnicas foram iniciadas no Mirante da Ponte Estaiada, onde os gestores foram recepcionados com uma apresentação cultural do bumba-meu-boi Imperador da Ilha. E foi a 95 metros do chão, do alto do mirante, que os secretários puderam ter uma visão panorâmica da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina, Olavo Braz, explica que o Mirante da Ponte Estaiada foi um dos pontos turísticos selecionados porque possibilita ter uma dimensão, por exemplo, da cobertura vegetal da nossa cidade. “Resolvemos levar os secretários nesse importante ponto turístico porque ele permite que seja visualizada toda a massa verde presente na cidade, destacando que manter isso tem sido um dos esforços da Prefeitura de Teresina, através de ações de arborização e rearborização, o que também inclui recomposição de mata ciliar. A arborização, sem dúvida, é uma importante estratégia de enfrentamento ao calor e tem outros diversos benefícios”, explicou o gestor.
 
O Coordenador Nacional do CB27 e secretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga, ficou surpreso com visão que teve de Teresina e parabenizou a cidade por conseguir manter bem preservada sua vegetação.

O Parque Lagoas do Norte foi outro espaço onde aconteceram essas visitas técnicas. Lá, os gestores ambientais das capitais do Brasil participaram de uma explanação conduzida pelo diretor geral do Programa Lagoas do Norte, Márcio Sampaio, que pontuou a importância dessa intervenção urbanística e ambiental, que encontra-se na segunda fase.

As visitas técnicas contemplaram ainda a passagem pelo Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde os secretários tiveram mais informações sobre os rios Parnaíba e Poti, que banham a nossa cidade. E também o Polo Cerâmico do Poti Velho, onde os artesãos transformam o barro em um dos traços marcantes cultura local.

Sobre o CB27 Teresina

O CB27, ocorrido entre 13 e 15 de junho, no Bristol Gran Hotel Arrey, foi uma realização da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), e pelas organizações Fundação Konrad Adenauer e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.
 
Com o tema “Inovação e Soluções Locais pelo Clima”, o evento teve como objetivo apresentar tecnologias, plataformas e aplicativos que apoiam a análise de dados e informações para agir sobre as mudanças climáticas, bem como identificar tendências e debater o papel das capitais na implementação dessas abordagens inovadoras.

Além disso, reuniu os dirigentes para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais