Cidadeverde.com

Autor do gol suíço curtia núpcias no mesmo dia e hotel da prisão de Marin

Imprimir

Bruno Domingos/Mowa Press

BRUNO RODRIGUES E GUILHERME MAGALHÃES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Autor do gol de empate da Suíça, neste domingo (17) contra o Brasil, o meia Steven Zuber poderia ter entrado para a história até agora como testemunha de um fato marcante do futebol.

Zuber havia acabado de passar a noite de núpcias com a mulher quando agentes da polícia suíça entraram no hotel em que o casal estava hospedado, o Baur au Lac, em Zurique, para deter um grupo de dirigentes da Fifa investigados por corrupção. Entre os detidos, José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

A ação da polícia suíça, a pedido das autoridades dos Estados Unidos, deu início à maior investigação de corrupção da história do futebol.

"Não percebemos nada, apenas soubemos o que aconteceu pela imprensa depois", disse Mirjana Vasovic, mulher de Zuber e ex-candidata a Miss Suíça, em entrevista a veículos de comunicação locais.

Pouco mais de três anos depois, o jogador seria o responsável pela pior estreia da seleção brasileira em Copas do Mundo desde 1978. Foi dele o gol da Suíça no empate em 1 a 1, neste domingo (17), em Rostov.

Zuber diz em seu site oficial que começou a gostar de futebol na final da Copa de 1998, na França, em que o Brasil perdeu por 3 a 0 para os franceses. Segundo ele, pegava seu álbum de figurinhas para identificar os craques que via pela TV.

Naquele dia, certamente passou a guardar com mais carinho a figurinha de Zidane, autor de dois dos três gols franceses sobre o Brasil, ambos de cabeça, como o que marcou na Arena Rostov.

Seu início no futebol foi ainda criança, aos seis anos de idade. Sua mãe o levou junto do irmão para treinarem no FC Wülflingen, um pequeno clube local. "Minha mãe levou nós dois e perguntou ao treinador se podíamos participar. Acho que ela não queria mais que usássemos o apartamento como campo", conta Zuber.

Embed from Getty Images

Estreou no futebol profissional em 2008, pelo suíço Grasshopper. No clube, atuou em mais de 100 partidas, conquistou um título de Copa da Suíça e chamou a atenção do CSKA Moscou. Sagrou-se campeão russo na temporada 2013/2014 como titular da equipe, que aquele ano disputou a Liga dos Campeões, parando na fase de grupos.

Após apenas uma temporada na Rússia, foi contratado pelo Hoffenheim, juntando-se a Roberto Firmino no time alemão. O mesmo Firmino, desta vez no Liverpool, tiraria de Zuber o sonho de jogar mais uma Liga dos Campeões, eliminado com o Hoffenheim ainda na fase preliminar do torneio.

O atacante brasileiro, inclusive, marcou um dos gols da vitória por 4 a 2 no jogo de volta -a ida já havia sido 2 a 1 para os ingleses.

Desde 2017 na seleção suíça, Zuber teve na Copa do Mundo da Rússia sua chance, de certa forma, de vingar a oportunidade que Firmino lhe tirou no ano passado. Subiu sozinho de cabeça, assim como Zidane em 1998, para marcar o gol que frustrou a estreia da seleção de Neymar e Tite no Mundial de 2018.

O histórico mostra: é melhor que os brasileiros, seja em campo ou no saguão de um hotel em Zurique, não cruzem o caminho de Steven Zuber.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais