Cidadeverde.com

Governo entrega veículos para Grupo de Combate à Grilagem do Ministério Público

Imprimir

O governador Wellington Dias entregou, nesta segunda-feira (18), ao procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, dois veículos que serão utilizados para dar suporte ao trabalho do Grupo Especial de Combate à Grilagem de Terras (Gercog) que é vinculado ao Ministério Público Estadual (MPE-PI).

“A grilagem é um ato criminoso com apropriação da terra públicas e de terceiros ou que estão sendo regularizadas, o que prejudica o verdadeiro proprietário, impede a venda dessas terras. E essa ação sempre vem seguida de atos de violência como pistolagem, desapropriação e ameaças. Então, nosso objetivo é o combate a isso, por isso agradeço ao Ministério Público pela parceria com o Governo do Estado para resolver essas questões, além de outros órgãos como o Interpi que trabalha para a regularização de terras", falou o governador.

Os veículos adquiridos são dois Mitsubishi modelo L200 Trinton GL 3.2 Diesel, MT, na cor preto ônix, modelo 2017/2018, no valor de R$ 108.000, totalizando a soma dos dois em R$ 216.000. A ação reforça a parceria entre Governo do Estado, Poder Judiciário e Banco Mundial na aceleração da regularização fundiária como garantia da segurança jurídica e de combate à prática de grilagem, detectando e impedindo diversas irregularidades.

Herbert Buenos Aires, presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), enfatizou a importância dessa parceria entre diversos órgãos no combate à grilagem. “Essa solenidade é bem simbólica para demonstrar o alinhamento que hoje existe entre o trabalho do Executivo; Ministério Público; Judiciário, por meio da Corregedoria Geral de Justiça; e Governo do Estado no combate à grilagem de terras. Por exemplo, no Sul, precisamos bastante desse trabalho, pois há uma grande desconfiança de grandes produtores na compra de terras na região por medo de documentação irregular. O Interpi desenvolve hoje um processo de titulação de terras de forma transparente, com o processo feito dentro da legalidade, obedecendo a legislação vigente a fim de beneficiar efetivamente quem produz e não quem não produz e grila terras públicas”, destacou o gestor.

Sobre a entrega dos veículos, Cleandro Moura falou que "hoje eu só tenho a agradecer por essa parceria que se iniciou em minha gestão, com órgãos de todo o Estado no combate à grilagem de terras, e hoje aqui com o Grupo Especial de Combate à Grilagem de Terras (Gercog) recebendo esses dois veículos que irão fortalecer o combate a esse crime que afeta tanto o Governo do Estado como o cidadão de bem, e receber esses veículos é um fortalecimento desse trabalho e, com certeza, eles serão utilizados da melhor forma possível”.

Os dois veículos foram adquiridos pelo pregão eletrônico nº 016/2017, do processo nº AA.071.1.003818/17-56, com recursos provenientes do acordo do empréstimo nº 8575 – BR, entre Governo do Estado e Banco Mundial, para implantação do Projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais