Cidadeverde.com

HUT força Prefeitura a adiar votação, na Câmara, do Orçamento 2009

Imprimir
Enquanto a crise econômica faz os gestores ficarem cautelosos para a contensão de despesas, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem demanda crescente a cada dia, e verba para sustentar o Pronto Socorro ficou curta. Com essa situação, a Prefeitura se viu forçada a pedir adiamento da votação do Orçamento. A medida visa fazer ajustes no corte de despesas e também remanejando verbas para que o hospital não fique sem recursos no próximo ano.

As informações foram confirmadas pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Dantas (PSDB). Ele anunciou o adiamento da votação do Orçamento para quarta-feira da próxima semana, quando a Prefeitura deverá apresentar novos números.

O secretário municipal de Finanças, Felipe Mendes, ressaltou também fatores ligados à crise econômica mundial para motivar a revisão no Orçamento. "Temos todas as evidências vamos ter uma dificuldade no campo econômico para enfrentar agora em 2009 e quem sabe no outro ano", disse ao Cidadeverde.com, afirmando que os cortes começam já na reta final de 2008 nas áreas de custeio. Em outros casos, os gastos também podem ser adiados até que a situação econômica melhore.

O Orçamento superou a marca de R$ 1 bilhão, mas com a perspectiva de redução em 2,5% na arrecadação nacional, a estimativa é que o mesmo valor seja suprimido dos gastos da Prefeitura, em especial com as perdas nos tributos municipais, ICMS e ISS. Segundo Felipe, a existência de gastos que podem ser suprimidos com antecedência foi o motivo para a postura cautelosa. "Pedi que adiasse justamente por essas medidas. Algumas delas precisam ser alteradas no orçamento que foi encaminhado. Já outras podem ser contingenciadas", explicou.

Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: