Cidadeverde.com

Vaquinha arrecada dinheiro para multas de suíços em menos de um dia

Imprimir

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Os três jogadores da seleção suíça multados pela Fifa por manifestações políticas no jogo contra a Sérvia não vão precisar se preocupar. Isso porque a vaquinha virtual feita por kosovares atingiu sua meta e arrecadou todo o dinheiro necessário para quitar as pendências.

Xhaka, Shaqiri e Lichtsteiner foram multados por fazerem o gesto conhecido como o da águia de duas cabeças, símbolo nacional da Albânia, durante a vitória por 2 a 1 sobre os sérvios na última sexta (22). Os dois primeiros comemoraram seus gols com o sinal; Lichtsteiner se uniu aos companheiros no segundo gol.

A Albânia é a origem étnica da maioria dos kosovares que lutaram na guerra de independência, no fim dos anos 1990, contra o domínio sérvio e a limpeza étnica promovida por eles.

Shaqiri nasceu em 1991 em Kosovo, na época uma província sérvia. A família fugiu da região quando ele tinha apenas um ano de idade. Xhaka nasceu na Suíça em 1992 em uma família kosovar -seu irmão, Taulant, que jogou pela Suíça até a categoria sub-21, optou por defender a seleção da Albânia. Já Lichtsteiner não tem origem albanesa.

Na segunda (25), a Fifa anunciou multas de 8,66 mil euros (R$ 38 mil) cada para Xhaka e Shaqiri e de 4,33 mil euros (R$ 19 mil), metade, para Lichtsteiner.
Um dia depois, um grupo de torcedores criou uma vaquinha virtual, pedindo doações que somassem 25 mil euros, pouco a mais do que o necessário para o pagamento das multas -os sites que fazem esse tipo de serviço costumam cobrar uma taxa do total arrecadado.

Nesta quarta (27), a meta já estava ultrapassada. Às 10h30 (de Brasília), a vaquinha já havia arrecadado mais de 27 mil euros. Paralelamente, na Albânia, o primeiro-ministro do país, Edil Rami, também lançou duas contas correntes para receber doações para Xhaka e Shaqiri.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais