Cidadeverde.com

Cidade que receberá Brasil nas oitavas é centro de desenvolvimento aeroespacial

Imprimir

Shutterstock/Legion-Media

FÁBIO ALEIXO
MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Palco do confronto entre Brasil e México pelas oitavas de final da Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (2), Samara é a sexta maior cidade da Rússia, com pouco mais de 1,1 milhão de habitantes, e conhecida por ser um polo de desenvolvimento aeroespacial.

Não à toa, o nome oficial do estádio que recebe os jogos do Mundial é Arena Cosmos, chamada pela Fifa no torneio apenas de Arena Samara. Ela lembra o formato de um disco voador.

O time local, que volta a disputar a primeira divisão russa na temporada 2018/2019 também tem um nome bem ligado à vocação do município: Krilia Sovetov. Na tradução direta para o português significa Asas Soviéticas.

Foi em Samara -que na época se chamava Kuibishev- que foi construído o foguete Vostok, que levou à órbita à primeira nave espacial tripulada, onde estava Iuri Gagarin, o mais famoso dos cosmonautas russos.

Na volta à Terra, Gagarin passou um tempo descansando na cidade e ajudando nos projetos de desenvolvimento aeroespacial da União Soviética durante a Guerra Fria.

Uma das principais atrações turísticas de Samara -que não são muitas- é o Museu Cosmonáutico, inaugurado em 2007

Na entrada há um foguete da família Soiuz, que é fabricado em Samara no Centro Espacial de Progresso de Foguetes (Progress Rocket Space Centre). A empresa é controlada pela Roscomos, a estatal russa por voos espaciais e o programa cosmonáutica.

Dentro do museu há trajes usados pelos astronautas, cápsulas nas quais homens viajaram ao espaço e uma mostra de matrioskas temáticas contando a história da Corrida Espacial.

Já a Universidade Estatal Aeroespecial de Samara é uma das maias conceituadas do país e está em funcionamento desde 1942. Hoje abriga cerca de 15 mil estudantes e conta com 35 laboratórios.

Ha também fábricas que produzem motores de aviões e outros componentes de aeronaves, além de peças para satélites.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais