Cidadeverde.com

Morre o arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara

Imprimir

Foto: Yala Sena


O arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara, tem um velório de 15 horas, um momento para as pessoas se despedirem do religioso. A igreja católica reserva cinco dias de velório, mas o arcebispo, em vida, tinha pedido para ser uma solenidade mais curta. Dom Miguel morreu nesta quinta-feira (28) após ter complicações devido a uma pneumonia. 

O velório e o sepultamento de Dom Miguel acontecem dentro da catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva, Centro de Teresina. 

O corpo de Dom Miguel estava previsto para chegar por volta das 20h30. Depois haveria uma missa e nesta sexta-feira (29), a partir das 11h, ocorrerá as exéquias solenes e em seguida o sepultamento, dentro da própria catedral. 

 

Matéria original

Faleceu na tarde desta quinta-feira (28), o arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara.

Ele estava internado há 23 dias no hospital HTI, da zona Sul de Teresina. O religioso tinha 93 anos e foi hospitalizado após contrair uma pneumonia. Ele foi arcebispo de Teresina durante 16 anos. O velório vai acontecer na catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, Centro de Teresina, a partir das 20h30.

Há 34 anos, Dom Miguel Câmara chegou a Teresina para assumir a Arquidiocese de Teresina no lugar de Dom José Freire Falcão. O arcebispo renunciou a suas atividades em fevereiro de 2001 por conta de sua idade superior a 75 anos.

Conheça um pouco mais de sua história:

Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1925, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde menino já queria ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza ordenando-se ao sacerdócio aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.

Embora de origem cearense, revela grande amor ao Piauí, especialmente por Teresina. Foi padre no Ceará, atuando em paróquias do interior. Além de professor do Seminário Maior de Fortaleza, Bispo auxiliar da capital cearense e Arcebispo de Maceió. Nessas funções, dedicou a maior parte do seu tempo como homem consagrado.

Chegou a Teresina no ano de 1984 e tomou posse como arcebispo metropolitano em 6 de janeiro de 1985, desde então esteve à frente da Arquidiocese por 16 anos. Ao longo destes anos criou várias pastorais sociais como o primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local. Ainda como Arcebispo Metropolitano fundou o Lar de Misericórdia, Lar da Fraternidade, Casa de Zabelê e Centro Maria Imaculada. 

Em nota assinada por Dom Jacinto, arcebispo de Teresina, a Arquidiciose da capital informa que Dom Miguel recebeu toda a assistência médica possível. Confira:

Governo do Estado divulga nota de pesar:


O Governo do Estado manifesta luto pelo falecimento do arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara. O governador Wellington Dias vai decretar luto oficial por três dias a partir desta quinta-feira (28).

O religioso tinha 93 anos e foi arcebispo de Teresina durante 16 anos. Dom Miguel teve importante atuação no Piauí. Criou várias pastorais sociais como o primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local.

Nesse momento difícil, desejamos força para que familiares, amigos e admiradores superem e encontrem o conforto necessário.

 

Luto de três dias em  Teresina 

 A Prefeitura Municipal de Teresina manifesta o profundo pesar de todos os cidadãos teresinenses pelo falecimento de seu Bispo Emérito Dom Miguel Fenelon Câmara Filho registrado na tarde desta quinta-feira(28).

 Defensor dos excluídos, homem de muita fé e possuidor de grande amor pela cidade de Teresina, Dom Miguel Câmara se notabilizou pela defesa dos direitos dos mais humildes.

 Teresina cumpre, a partir de hoje(28), Luto Oficial por três dias em memória ao grande amor de Dom Miguel Câmara pela nossa Cidade.

 

Teresina, 28 de junho de 2018

Firmino da Silveira Soares Filho

Prefeito de Teresina

 

Última entrevista de Dom Miguel concedida à Arquidiocese de Teresina; assista

 

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais