Cidadeverde.com

O que fazer para manter a hidratação nasal nesse período seco?

Imprimir

Nos últimos dias temos falado sobre a importância da hidratação. Hidratar a pele e o corpo é o primeiro passo para um cuidado preventivo e também para manter a saúde do organismo. Quando nos referimos à hidratação não estamos dizendo somente a hidratação tópica, com cosméticos e afins, mas também a hidratação interna com vitaminas, sais minerais e complementos que o organismo necessita. A água, por exemplo, é uma grande fonte de hidratação, principalmente durante os dias quentes que têm tomado conta do Brasil. Durante esses dias de altas temperaturas e tempo extremamente seco, relembrando a baixa umidade do ar, claro, é importante que estejamos bem hidratados. É comum ficarmos com a pele ressecada, olhos ardendo, garganta seca, tosse e espirro constante nesse tempo seco, mas se descuidarmos da hidratação todos esses sintomas podem piorar. O nariz é o órgão que mais sofre com toda essa alteração climática, isso porque ele funciona como uma defesa para o nosso sistema respiratório filtrando qualquer agente agressor que queira entrar no organismo através da cavidade nasal.

Além de filtrar, o nariz tem outras funções como:

Umidificar;
Aquecer;
Proteger.
Porém todas essas funções podem ser comprometidas se houver a desidratação nasal, causada por diversos fatores, inclusive pelo tempo extremamente seco e a baixa umidade do ar.

O tempo seco e a baixa umidade do ar ressecam a cavidade nasal e isso causa a desidratação da mucosa. As consequências são:

Diminuição dos batimentos ciliares: os cílios do nariz que funcionam como filtros;
Comprometimento da barreira natural de proteção nasal;
Maior incidência de crises alérgicas: Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com rinite alérgica;
Aumento do risco de inflamações;
Sangramento nasal: Os vasos sanguíneos do nariz são muito sensíveis e quando acontece o ressecamento da mucosa eles ficam mais expostos, sofrendo mais agressões e se rompem com facilidade, por isso há o sangramento.
Para evitar que tudo isso aconteça, a dica é simples, basta hidratar o nariz, assim como hidratamos nosso organismo e pele.

 

 

Fonte: Blog do Onofre

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais