Cidadeverde.com
Viver Bem

Saiba como adquirir mais resistência física para os treinos

Imprimir

Como ganhar resistência física (ou melhorá-la), são questões que afetam grande parte da população uma vez que o sedentarismo ainda afeta uma grande percentagem. O sedentarismo e a obesidade são as maiores “pragas” da humanidade do século XXI, pelo que o combate a este estilo de vida é uma das preocupações maiores dos promotores de atividade física a nível mundial. Muitas são as vezes em que a falta de resistência física é associada a uma pobre condição física. E torna-se importante perceber que ganhar resistência física não se prende única e exclusivamente com o aumento da prática desportiva. Naturalmente aumentará a sua resistência física com o aumento da prática de atividade desportiva, até mesmo com umas caminhadas, porém, e principalmente se tiver um estilo de vida sedentário, poderá ganhar resistência física se tiver alguns cuidados, face ao que habitualmente faz.

 

1. INCORPORE CAMINHADAS NA SUA ROTINA DIÁRIA
Este hábito melhora não só o sistema cardiovascular como o sistema imunitário. Começará a ter mais fôlego para exercícios mais avançados, como também se sentirá reenergizado. O coração e os pulmões agradecem e sentir-se-á certamente mais relaxado. 


2. ELIMINE O TABACO DA SUA VIDA
Como ganhar resistência física? Simples e fundamental: deixe de fumar. Todos conhecemos os malefícios do tabaco. Naturalmente que o consumo desta substância não trará quaisquer benefícios a nível de resistência física. Portanto, se pretende ganhar resistência física tente diminuir o consumo ou mesmo abdicar deste hábito. Ressalva-se a importância da abstinência do consumo de tabaco imediatamente após o treino, uma vez que os alvéolos pulmonares estão dilatados, o que tornará a absorção de substâncias nocivas em maior quantidade. 


3. TENHA HÁBITOS ALIMENTARES CUIDADOS
Associados à falta de resistência estão muitas vezes fatores como a obesidade e a alimentação pouco cuidada. É importante que tenha uma alimentação equilibrada previligiando frutas e vegetais, porém, se necessita de ganhar resistência física, não deverá eliminar da dieta os hidratos de carbono, uma vez que são substratos energéticos importantes para o metabolismo. Isto não significa que deva ingeri-los em grandes quantidades: faça uma alimentação leve, diversificada e com várias refeições por dia e de acordo com as suas necessidades energéticas. O consumo de água é, ao mesmo tempo, fundamental para manter o equilíbrio hídrico do metabolismo. 


4. APOSTE EM EXERCÍCIOS CARDIOVASCULARES
Exercícios cardiovasculares como subir escadas repetidamente, saltar à corda, pequenos sprints intercalados com caminhadas são combinações magníficas para realmente ganhar resistência física. Com a continuidade deste tipo de exercícios conseguirá aumentar a sua resistência e passar para patamares de resistência física superiores. 
 


Fonte: Vida Ativa

Imprimir