Cidadeverde.com

Teresinense é número 1 em nado peito e sonha com Olimpíadas

Imprimir

Foto: Renato Bezerra

Ser atleta olímpico na natação aos 16 anos é o objetivo do nadador teresinense Joabe Carvalho, que já detém o título de melhor no estilo nado peito em piscinas de 25 metros.  Ele fez o tempo de 33 segundos e 46 centésimos, conforme dado divulgado esta semana pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CDBA).

O adolescente treina muito, sempre atrás do seu sonho. No nado costa, está entre os 10 melhores do Brasil e tem 36 recordes. Este ano, em Teresina, conquistou seis medalhas de ouro em todas as provas que participou no Campeonato Teresinense de Natação.

Saltar para o status de atleta olímpico, faria dele o primeiro brasileiro mais jovem a participar de uma olimpíada na modalidade natação. Para chegar tão longe, Joabe conta com o Programa Bolsa Atleta, coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).

Nessa caminhada para atingir melhores resultados e se tornar um marco na natação brasileira, o nadador tem uma rotina pesada de treinos e mantém cuidados com a alimentação. “Minha meta é ser o nadador mais jovem do Brasil a participar de uma olimpíada e competir, dando o melhor de mim”, fala, referindo-se às olimpíadas em Tokyo, no Japão.

Antes disso, Joabe  Cardoso está participando do Campeonato Interfederativo de Natação, nesta sexta e sábado, em Salvador. Nesse campeonato, ele quer atingir índice técnico para participar da Copa Pacífico, no Equador, e do Campeonato Infantil Nacional, em novembro, em Vitória (ES). Em agosto, em São Paulo, vai participar do Campeonato com representantes de vários países da América do Sul e, em dezembro, tem campeonato em Maceió, Alagoas.

O pai do atleta, João Batista Neco, destaca a sua preparação com alimentação balanceada, musculação diária e várias horas de treinos.  “Esporte é disciplina, formação do caráter e cuido para que ele continue um vencedor”, diz.

 34 bolsas para atletas em 2018

Este ano, a  Prefeitura de Teresina concedeu 34 bolsas para atletas praticantes de esportes de desporto de rendimento. São bolsas nas categorias internacional, nacional, regional, estadual e revelação. Os valores são pagos mensalmente por um período de um ano.

De acordo com a Semel, foram contemplados atletas nas modalidades esportivas de natação, badminton, atletismo, judô, tênis de mesa, ciclismo e triatlo e os selecionados que obedeceram os requisitos legais.

Outro atleta teresinense que recebe o Bolsa Atleta Municipal e conseguiu destaque foi Thiago Mozer, 15 anos. Desde o ano passado tem a bolsa internacional e conquistou, este ano, o 5º lugar no Mundial Escolar de Badminton, na cidade de Pune, na India e há três anos foi campeão no Pan Americano realizado no México. Também na Índia, Lucas Rios, que tem a bolsa mérito revelação, conquistou a 9ª posição.

Foto: Renato Bezerra


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais