Cidadeverde.com

Primeiro VLT começa a rodar em Teresina nesta quinta-feira (12)

Imprimir

O primeiro dos três Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) começou a rodar hoje em Teresina. Neste primeiro momento, a taxa de embarque continuará em R$ 0,80. A rota permanece a mesma e atende a linha Zona Sudeste – Centro.

O novo sistema reduziu em 12 minutos o percurso do terminal do Dirceu ao Centro de Teresina, que no metrô é de 34 minutos. O tempo não será ainda menor porque a malha ferroviária em Teresina possui problemas estruturais e, por isso, não permite uma viagem mais ágil para os passageiros.  Os outros dois VLTs deverão chegar até setembro deste ano. 

O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, ressalta que a segunda etapa de modernização do transporte ferroviário será a compra de uma Central de Operações. Essa fase está orçada na faixa de R$ 215 milhões.  Também será inserida neste momento a duplicação da linha com uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti.

A capacidade total dos três trens será de até 1.800 passageiros, por viagem. Cada um dos três trens pode levar 600 passageiros.

“Nós ficamos muito feliz com o início da operação do VLT em escala comercial atendendo a população por ver que está transformando a vida das pessoas, com melhoria na qualidade de vida. Esse é um transporte coletivo de massa que é extremamente seguro, confortável e ágil. Esse é apenas um pequeno passo do grande projeto de modernização do metrô de Teresina”, comentou o secretário.

O auxiliar de cobrança, Daniel Sousa, comparou com o metrô antigo e disse que está “bem melhor”. “Esse aqui tem ar-condicionado, o outro não tinha. Tem melhor comodidade. O outro na maioria das vezes quebrava e deixa o usuário chegar o trabalhador atrasar no trabalho. Agora está com um padrão de qualidade melhor”, declarou.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais