Cidadeverde.com

Capitão em 2014, Lahm aconselha técnico alemão a mudar forma de liderar

Imprimir

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Capitão na conquista da Copa do Mundo de 2014, o ex-lateral direito Philipp Lahm disse que o técnico Joachim Low terá que rever alguns conceitos se quiser voltar a ter sucesso no comando da Alemanha.

Os germânicos deram vexame na defesa do título na Rússia, sendo eliminados na primeira fase com duas derrotas em três jogos e amargando a lanterna do Grupo F. Apesar disso, a DFB (Federação Alemã de Futebol, na sigla em alemão) bancou a permanência do treinador até 2022.

"Estou convencido de que 'Jogi' Low terá que mudar seu estilo de liderança dos últimos anos se quiser ter sucesso com a nova geração de jogadores da seleção", afirmou Lahm em artigo publicado no site LinkedIn.

"Isso não é um sinal de fraqueza, mas de desenvolvimento adicional. Ele deve mostrar aos indivíduos que eles são responsáveis por toda a equipe", acrescentou.

Low levou para a Rússia alguns jogadores e ideias usadas no título no Brasil, o que para Lahm foi equivocado. "A equipe técnica contou com o fato de que a cultura de liderança bem-sucedida do passado é suficiente para ter sucesso novamente", escreveu. "Low deve estabelecer uma cultura de decisões mais firmes e claras do que ele estava acostumado anteriormente."

O ex-lateral direito deu um exemplo prático do que seria um erro na liderança: antes do Mundial, Mesut Ozil e Ilkay Gundogan causaram polêmica ao posarem para fotos com Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, país com o qual a Alemanha vive tensão diplomática. Ainda assim, a dupla foi para a Rússia.

"Ozil (e inicialmente também Gundogan) não sentiu necessidade de falar e se explicar em público. Esta necessidade deveria ter sido comunicada de forma rápida e clara, a fim de melhorar a harmonia tanto para fora como para dentro do grupo", pontuou o capitão do tetra alemão.

Apesar das críticas, Lahm manifestou confiança no trabalho do ex-comandante no final de seu texto. "Se ele conseguir (fazer os ajustes), estou muito otimista em relação ao futuro de nossa equipe", concluiu.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais