Cidadeverde.com

Principal medicamento contra hepatite C será produzido no Brasil

Imprimir

Julho é o mês dedicado ao combate às hepatites virais. A hepatite C é a que tem o maior número de casos. Só no ano passado, foram quase doze (11,9) notificações para cada cem mil habitantes. 

O Sofosbuvir é o principal remédio para curar a hepatite C. A partir de agora, vai passar a ser produzido pelo laboratório Farmanguinhos da Fundação Osvaldo Cruz, a Fiocruz, que obteve o registro no dia 2 de julho. A estimativa é que daqui até cinco anos a instituição esteja capacitada para atender a toda demanda nacional.

O medicamento representa um avanço no tratamento da doença: em 12 semanas evita o transplante de fígado, cirrose e câncer hepático. A terapia é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e, com a produção nacional, a economia será grande.

Atualmente, de um 1,4 milhão a 1,7 milhão de pessoas vivem com o vírus da hepatite C no país. Muitas desconhecem que têm a doença e como foram infectadas ou que existe tratamento gratuito pelo SUS, que possibilita a chance de cura em 90% dos casos.

A hepatite C é uma doença silenciosa e acomete principalmente adultos acima de quarenta anos. A transmissão acontece por sangue contaminado, sexo sem proteção e compartilhamento de objetos perfuro-cortantes, como agulhas.

 

Fonte: EBC

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais