Cidadeverde.com

Ciclistas se preparam para Brasileiro de Masters & Sub-30 em Teresina

Imprimir

A hora é acertar o tempo no cronômetros nos treinos finais para as disputas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Master & Sub-30, que pela primeira vez acontecerá na capital do Piauí, Teresina, nos próximos dias 27, 28 e 29 de julho. 

Foto - divulgacao - FCP

O evento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), organizado pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) será aberto com as disputas na modalidade Contra Relógio, na arena montada no Rodoanel, na BR-343, 17 km – prova de tomada de tempos, na qual os ciclistas largam de 1 em 1 minuto. 

Largam os atletas em fila de um em um minuto por categoria. Cada categoria tem um percurso para fazer. Ganha a prova quem fizer o percurso no menor tempo e o foco da prova Contra Relógio é a velocidade. Até mesmo a bicicleta usada em provas dessa modalidade é diferente da utilizadas em provas de Resistência, isso porque as bicicletas de provas Contra Relógio são projetadas especialmente para provas de alta velocidade.

“Em provas de Contra Relógio, o atleta vai em busca de alcançar a maior velocidade possível no percurso estabelecido para a sua categoria. Toda a vestimenta, o capacete possuem aerodinâmicas e tecnologias específicas para projetar o atleta para alto rendimento e velocidade, levando em conta o vento, subidas e outras dificuldades que ele possa encontrar na competição. 

No caso da bicicleta, ele tem uma projeção em que a cabeça do atleta fica quase colada ao guidão, tudo isso influi na velocidade e desempenho favoráveis ao atleta”, destacou o diretor de prova, piauiense Zenardo Maia.

A prova de Resistência acontecerá em dois dias diferentes para categorias diferentes, nos dias 28 e 29 de julho, em um circuito fechado de 11 km nas pistas da Av. Raul Lopes, com largada e chegada na arena do evento, que será montada no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. A bicicleta também é outro modelo diferente da modalidade de Contra Relógio. 

O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, George Rodrigues, informou que ciclistas de todo país podem se inscrever nas duas modalidades – CRI e Resistência, porém são necessárias inscrições separadas e equipamento diferenciado.

No circuito da prova de Resistência, os atletas terão o número de voltas correspondentes com o regulamento do Brasileiro;  por exemplo, a categoria Master Feminino deve fazer três voltas nesse circuito, totalizando 33 km. Categorias mais fortes entre os homens, como a Master A-1 e Sub-30 terão até 10 voltas nesse circuito. 

Como são várias categorias, a prova de Resistência foi dividida para acontecer em dois dias, sendo no sábado (28) as disputas para as categorias Sub-30, M B-2 e Veterano, na 1ª bateria; e M A-2 e M C-2 na 2ª bateria. No domingo (29), disputam a modalidade atletas da M A-1 e M C-1 na 1ª bateria; e M B-1 e Feminino na 2ª bateria. 

A concentração nesses dois dias começa às 8h e a largada às 9 horas. A organização do evento informa ainda que em cada dia de prova a premiação acontecerá no mesmo dia para os campeões de 1º ao 3º colocados. 

As inscrições devem ser feitas através do site da CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo www.cbc.esp.br / www.sprinta.com.br/fcp, até esta sexta-feira (20).


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais