Cidadeverde.com

9 benefícios do futebol para a saúde e os riscos do esporte

Imprimir

1. Ajuda a emagrecer
Quando você está jogando futebol, durante toda a atividade, o seu corpo todo precisa trabalhar em conjunto. Essa movimentação constante faz com que ocorra uma grande perda de calorias e queima de gordura corporal, ajudando a emagrecer. Durante somente 1 hora, é possível perder por volta de 450 a 600 calorias — o que é bastante!

2. Acelera o metabolismo
Como todo o corpo é trabalhado intensivamente, isso acaba fazendo com que o metabolismo funcione mais rapidamente. Isso também auxilia no emagrecimento, pois contribui para uma queima maior de calorias, que pode durar até muitas horas depois da prática do esporte. Só que é bom tomar cuidado com o metabolismo acelerado, pois ele pode dificultar o ganho de peso e causar alguns problemas.

3. Influência na socialização
Por se tratar de um esporte coletivo, o futebol permite que você tenha contato com diversas pessoas e troque diferentes experiências. Por meio da socialização, você consegue criar vínculos afetivos de diferentes graus e com diferentes pessoas.

4. Faz ganhar massa e dá força muscular
O futebol ajuda a trabalhar diversos grupos de músculos, principalmente os membros inferiores. A musculatura superior e do abdômen também são trabalhados com frequência — estes mais por goleiros.Tudo isso faz com que ocorra um crescimento e multiplicação de suas fibras musculares, o que ajuda você a ganhar mais força e massa muscular. O futebol, ainda, é um excelente aliado na definição/fortalecimento dos músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e do abdômen. Quando o esporte é associado a outros treinos, como musculação, os seus efeitos no corpo se tornam ainda mais evidente.

5. Melhora as funções pulmonar e cardíaca
Por ser uma atividade aeróbica que envolve muita corrida, o futebol melhora a respiração e oxigenação do sangue, estimulando a circulação sanguínea. Além dele também ser muito benéfico para o coração, já que melhora a resistência cardiovascular.

6. Previne diversas doenças e outros problemas de saúde
Esse é um dos principais benefícios do futebol. A prática do esporte ajuda na prevenção de uma série de doenças. Dentre elas, estão diversos problemas cardiovasculares, Alzheimer (pois trabalha concentração e raciocínio) e até algumas forma de câncer.

7. Diminui o estresse, ansiedade e as chances de depressão
O futebol proporciona a liberação de hormônios que trazem bem-estar, como é o caso da endorfina e da serotonina, além de ajudar na socialização. Por isso, o esporte diminui a sensação de estresse ou melancolia, o que o torna um grande aliado na prevenção e tratamento de transtornos como ansiedade e depressão.

8. Melhora a flexibilidade, a coordenação e a agilidade
No esporte, é necessário ter bastante agilidade e flexibilidade e um reflexo mais apurado para executar os dribles, dar passes certeiros e cumprir com as outras funções de seu posicionamento em campo. Quando o jogador já está “craque”, ou seja, já desenvolveu certas habilidades e passa a ter mais facilidade e destreza com a bola no pé, o equilíbrio corporal acaba melhorando significativamente. O principal benefício disso é que ele acaba reduzindo os riscos de queda e fraturas ósseas.

9. Fortalecimento dos ossos
O enorme estímulo ao corpo faz com que diminua a perda de cálcio presente nos ossos. Pelo contrário: nosso esqueleto fica ainda mais fortalecido. A quantidade de cálcio nos ossos de quem pratica futebol e esportes é maior em comparação aos que não praticam atividades físicas, por exemplo. Com isso, o futebol acaba ajudando a prevenir a osteoporose, doença muito comum em idosos que faz os ossos ficarem mais frágeis e propensos a fraturas.

 

Fonte: Ativo Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais