Cidadeverde.com

Confira 5 dicas para evitar a síndrome do olho seco

Imprimir

Busque tratamento
Somente um especialista poderá fazer o diagnóstico corretamente e traçar o melhor tratamento para cada caso. Por isso, o primeiro passo para se livrar da síndrome dos olhos secos é buscar a ajuda de um oftalmologista. A ajuda médica é essencial para identificar a causa da síndrome e, consequentemente, quais são os medicamentos corretos para tratar os sintomas. Além disso, não é recomendável iniciar um tratamento somente por intuição ou indicações de amigos ou familiares que sofrem desta mesma síndrome.

Olhos secos: colírios só com receita
Um dos tratamentos para a síndrome dos olhos secos é o uso de colírios. Eles são indicados para atuar como uma lágrima artificial e para aliviar os incômodos da síndrome. Entretanto, não é recomendável utilizar os colírios sem que o diagnóstico tenha sido feito por um médico e as causas da doença tenham sido identificadas. O uso indiscriminado de colírios pode piorar a visão e, em casos mais graves, até levar à cegueira. Por isso, para se livrar da síndrome dos olhos secos é preciso os medicamentos corretos.

Descanse os olhos
A nossa visão raramente descansa ao longo do dia. Mas, uma dica para quem deseja se livrar desta síndrome é fazer pausas para que os olhos possam descansar. O uso de smartphones, celulares, tabletes e assistir muita televisão são atitudes ruins para quem tem olhos secos. Como a gente se esforça para ficar com olhar fixo na tela, muitas vezes, esquecemos de piscar com frequência. Por isso, as pausas são importantes e monitorar o tempo do uso dos aparelhos também.

Olhe ao seu redor
Como é o ambiente em que você mora ou trabalha? O ar condicionado fica ligado todos os dias? Se a umidade do ar é muito baixa, é importante reverter essa situação para que a síndrome dos olhos secos apareça ou piore. Você passa muito tempo ao lado de fumantes? A fumaça do cigarro não é bom para quem tem a síndrome. Umidificadores são ótimos para quem precisa deixar o ambiente mais agradável e manter distância de cigarros seria o ideal.

Repare nos seus hábitos
Os cuidados com a alimentação e hidratação do corpo são indispensáveis para se livrar da síndrome dos olhos secos. Aliado a um tratamento planejado por um oftalmologista, a sua visão vai sofrer menos com os sintomas da doença. Tomar bastante água e incluir alimentos ricos em ômega 3 como ovos, peixes e sementes como linhaça são hábitos saudáveis.

 

Fonte: Hospital de Olhos

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais