Cidadeverde.com

Nutróloga alerta sobre distúrbios alimentares em crianças e adolescentes

Imprimir

É cada vez mais comum o número de crianças e adolescentes com distúrbios alimentares. Inclusive muitos desses distúrbios podem causar doenças graves, apontadas como causas da alta taxa de mortalidade no Piauí, conforme pesquisa do IBGE divulgada este mês. Sobre esse assunto, conversamos com a nutróloga pediatra, Karla Malta. Ela ressalta que a má alimentação da criança em desenvolvimento e do adolescente pode provocar doenças que dificultam o seu desenvolvimento físico e mental. "É por isso que a criança precisa consumir frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais garantindo assim um crescimento saudável, caso contrário facilmente desenvolverá na infância algumas doenças", alerta Karla Malta. Entre as patologias provocadas pelos distúrbios alimentares, estão:
 
1. Obesidade e hipertensão devido ao excesso de alimentos ricos em gordura ou açúcar e sedentarismo;
2. Anemia devido à falta de ferro na alimentação;
3. Diabetes devido ao excesso de açúcar;
4. Colesterol alto devido ao excesso de gordura;
5. Doenças cardiovasculares devido ao acumulo de gordura no interior das artérias, aumentando o risco de infarto e AVC;
6. Insônia e Dificuldade para dormir por não conseguir respirar corretamente;
7. Atrite, artrose e dores nos músculos e nas articulações devido o excesso de peso;
8. Distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia por estar sempre preocupado com o peso.

Nutróloga pediatra, Karla Malta

Qual a importância da nutrologia pediátrica nesse processo?
A nutrologia estuda e trata algumas das principais doenças, relacionadas com a alimentação, que devem ser evitadas e podem ser tratadas durante a infância para que essa criança seja um adulto saudável. "Alimentos industrializados como batata frita ou bolachas recheadas, apesar de ter muita energia, não têm vitaminas nem minerais e possuem muito açúcar, gorduras e conservantes artificiais que viciam o paladar da criança diminuindo a vontade de comer ou de experimentar alimentos naturais com sabores suaves", explica a nutróloga Karla Malta.


 
A situação do Piauí nos cuidados com a saúde
O Piauí deve ser o primeiro estado do país a ter redução populacional, mas isso só a partir de 2032. O Brasil, como um todo, apresentará essa redução populacional a partir de 2048, ou seja, de forma mais tardia. Os dados fazem parte de uma projeção apresentada neste mês de julho pelo IBGE, e trata de um futuro que parece distante, mas só parece,  essa realidade já está sendo formada aos poucos pelos piauienses por conta de alguns fatores. Vamos tentar retratar essa redução populacional e de um desses aspectos: o aumento do número de mortes. A projeção aponta ainda que para 2018 também lideramos a lista do estado brasileiro que mais vai ter mortes percentualmente.  A projeção aponta que neste ano 0,82% da população do Piauí vai morrer, enquanto que o menor índice será o do distrito federal, 0,43% e taxa média do Brasil vai ser de 0,64%. Essas mortes são reflexo também da baixa preocupação com a saúde.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais