Cidadeverde.com
Economia

Palestra conscientiza sobre equidade de gênero nas empresas

Imprimir

A representatividade feminina em cargos de liderança e gestão empresarial será tema de discussão no dia 02 de agosto, em Teresina. A especialista em Equidade de Gênero e Inovação, Carine Roos, abordará o tema com a palestra ‘Liderança Feminina nas Organizações – Influências e Resultados’, na qual apresentará dados atualizados sobre a presença da liderança feminina no mercado de trabalho brasileiro, seus impactos positivos nas organizações e a necessidade de iniciativas que fomentem a equidade de gênero no ambiente empresarial.

O evento será realizado pela Carreira RH e irá reunir empresárias, gestores, líderes femininas e empreendedoras. Para Livia Saraiva, CEO fundadora da empresa, o evento é uma forma de conscientizar tanto o mercado quanto profissionais de Teresina para a importância da equidade de gênero nas empresas. “Em março, iniciamos a campanha ‘Lidere Como Uma Mulher’, na qual ressaltamos a necessidade de uma maior participação feminina em cargos estratégicos e de alta gestão. A palestra da Carine vem para dar mais evidência aos impactos positivos, tanto econômicos quanto sociais, para as empresas que promovem oportunidades iguais de crescimento profissional para homens e mulheres”, afirmou a empresária.

De acordo com o IBGE, a representação feminina vai diminuindo conforme aumenta o nível hierárquico, apenas 10% dos cargos dos comitês executivos de grandes empresas são preenchidos por mulheres. Além desta baixa representatividade que já é em si um desafio, as mulheres enfrentam outras dificuldades no mercado de trabalho. “Condições inadequadas no local de trabalho, falta de acesso a atividades criativas, estagnação salarial, ausência de plano de carreira claro e falta de feedbacks construtivos são alguns pontos que bloqueiam o crescimento profissional da mulher”, afirmou Livia Saraiva.

A paulista Carine Roos é referência nacional em projetos que promovem a Liderança Feminina e uma maior participação e inserção de mulheres em áreas profissionais dominadas pela atuação masculina. Como co-fundadora da UPWIT (Unlocking the Power of Women For Innovation and Transformation), atua como pesquisadora e idealizadora de ações e políticas que promovam o desenvolvimento profissional e liderança feminina em empresas de tecnologia e inovação. A UPWIT realizou uma pesquisa recente com mais de 1000 profissionais da área de tecnologia em São Paulo e revelou, que nesta área, os homens são promovidos três vezes mais que as mulheres e que, apesar de serem minoria, 51% das mulheres afirmam já terem sofrido discriminação em seu ambiente de trabalho. “As empresas precisam se conscientizar de que a igualdade de gênero deve ser uma realidade em seus ambientes organizacionais. Hoje, as mulheres investem mais que os homens em cursos posteriores à graduação, até mesmo para compensar as desigualdades salariais que enfrentam. Então, quantas excelentes profissionais algumas empresas estão dispostas a perder para empresas que realmente promovam oportunidades iguais tanto a nível salarial quanto de crescimento profissional para homens e mulheres?”, questiona a palestrante. 

A palestra ‘Liderança Feminina nas Organizações – Influências e Resultados’ acontece dia 02 de agosto, às 19h no auditório da Carreira RH.

 

redacao@cidadeverde.com

Imprimir