Cidadeverde.com

CRC-PI discute sobre prestações de contas nas eleições 2018

Imprimir

Foto: Ascom/CRC-PI

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí se reuniu pela primeira vez com a Comissão de Contabilidade Eleitoral e Prestação de Contas do órgão para discutir as principais ações a serem realizadas nas eleições deste ano. 

Durante a reunião, presidida pelo Coordenador da Comissão o contador Ítalo Vilander e com a presença do Presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, ficou acertado que, dentre essas ações, serão realizados cursos, debates e reuniões técnicas e que haverá acesso direto ao Setor de Controle Interno do TRE-PI (setor que aprecia as Prestações de Contas dos candidatos e partidos), além de maior proximidade entre os contadores militantes na área eleitoral.

"É um momento histórico para o CRC-PI. Em nenhum momento tivemos essa reunião de contadores onde as ações de planejamento diretamente voltadas à área de Contabilidade Eleitoral e Prestação de Contas. A atuação dessa comissão será de grande importância para os profissionais dessa área, onde vamos buscar acima de tudo a valorização da nossa classe e demonstrar a grande importância que temos ao que tece o processo das Eleições do nosso país. Nunca na história o profissional de contabilidade foi tão importante." Comenta o presidente da comissão Ítalo Vilander.

“A prestação de contas eleitorais garante transparência e legitimidade sobre os recursos e gastos que foram realizados pelos candidatos durante a campanha. A medida é uma maneira de mostrar aos eleitores a transparência nas eleições. É importante lembrarmos que agora é obrigatório a assinatura do contador nessa prestação de contas eleitoral. Pois com as mudanças na legislação eleitoral ocorridas para este ano, os profissionais de Contabilidade têm papel fundamental no processo de prestação de contas eleitoral”, frisa o presidente Josafam Bonfim.

Próximo evento

A Comissão planeja em breve, antes do inicio da Campanha Eleitoral, um evento que será realizado na Sede do CRC, no dia 14 de agosto, onde vão ser tratados as maiores dúvidas e discussões referentes à Resolução do TSE 23.553/2017, que rege a prestação de contas eleitoral. Nesse encontro em forma de debate, serão propostos os temas de maiores discussões sobre a nova Reforma Eleitoral e de Prestação de Contas Eleitorais para Candidatos e Partidos Políticos.

Participaram dessa reunião, além do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade Josafá Bonfim, o presidente da Comissão Ítalo Vilander, os contadores, Alan Cardeg, Guilherme Guimarães (membro do Conselho Nacional de Contabilidade Eleitoral0, Antonio das Neves (Ex-presidente do CRC-PI) todos membros da Comissão, além dos representantes do CRC Constância e Pedro Evano.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais