Cidadeverde.com

Pedalada: Dicas importantes para quem pretende iniciar na modalidade

Imprimir

Usado como brinquedo para crianças, transporte para alguns e treinamento para outros, pedalar é uma ótima atividade e devemos nos aprofundar nesse tema. As pedaladas tem um papel efetivo para a musculatura da panturrilha (sóleo e gastrocnêmio), quadríceps (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermediário) e glúteo máximo na fase de propulsão; os isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso) e a tíbia na fase de recuperação. Dependendo do ângulo da bike e da posição do ciclista pode variar a musculatura mais exigida. Não precisa entender de anatomia, mas sim entender que pedalar é excelente exercício para as pernas! Além, claro, de ser um meio de transporte eficiente e uma atividade muito prazerosa.

Existem muitos cuidados a serem tomados para que o exercício prazeroso não se torne um incomodo ou termine em uma lesão. Algumas dicas para sua pedalada ser mais eficiente:

– Lembre-se do objetivo: ao comprar uma bicicleta se pergunte:  para quê eu quero uma bicicleta? Se for utilizar em fins de semana, uma bicicleta de passeio vai bem. Se for para treinar, talvez uma speed seja mais atrativa. O importante é saber seu objetivo e pesquisar para não frustrar-se e largar a magrela na garagem. 

– Procure lugares especializados: lojas desse tipo entregarão uma bike de acordo com seu objetivo e, o melhor, com suas medidas, trazendo mais conforto e satisfação. Pode sair um pouco mais caro, mas vale a pena o investimento.

– Posição especifica: cada tipo de bicicleta exige uma postura específica. A posição do tronco na BMX não é mesma que na speed, por exemplo. Descubra a sua antes de sair pedalando.

– Cuidados com o joelho: na hora de pedalar lembre-se, joelhos sempre apontados para frente. Na fase de extensão eles não podem extender demais e nem ficar dobrados demais, devem ficar em semi-flexão para proteger a articulação e evitar lesões.

Para sua segurança existe algumas regras que vale lembrar como capacete e sinalização.

 

Fonte: Hora do Treino

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais