Cidadeverde.com

Lula nega substituição de Temporão no ministério da saúde

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que até o final do seu governo só deixarão suas pastas os ministros que quiserem ser candidatos em 2010. Lula disse ainda que o ministro José Gomes Temporão (Saúde) continuará no governo.

A relação de Temporão com o PMDB piorou na semana passada, depois que ele ter dito que a Funasa, reduto do PMDB, é de "baixa qualidade e corrupta".

"[Ele] Fica. O Temporão é meu ministro", disse o presidente.

Lula afirmou que sua relação com o PMDB é a "melhor possível" e que quer fazer um jantar com os ministros e líderes do partido para "afinar a viola" em relação à agenda do governo até 2010.

O presidente evitou, porém, fazer comentários sobre a eleição para presidente do Senado e da Câmara dos Deputados. "O presidente da República não pode ficar dizendo quem é que tem que ser presidente da Câmara ou do Senado. Não posso dar palpite, é um problema do Congresso Nacional", afirmou

O presidente lembrou que, apesar de o PMDB ter a maioria nas duas Casas e tradicionalmente o partido que tem a maior bancada indicar o presidente, o Brasil não tem muita experiência de um mesmo partido ocupar as duas Casas.

"Fico no meu cantinho cuidando para não deixar que o país entre profundamente em uma crise", completou.

Congresso

O PMDB e o PT disputam a indicação de candidaturas próprias para a presidência do Senado. Isso contraria o acordo feito anteriormente entre os dois partidos, que previa a alternância de comando nas presidências da Câmara e do Senado.

Pelo acordo, o PT ficaria com a presidência do Senado e o PMDB com o comando do Senado --e vice-versa.

Mas o PMDB se sentiu fortalecido das eleições municipais e passou a reivindicar a indicação de um nome para o Senado: o do ex-presidente José Sarney (AP). O PT tenta emplacar Tião Viana (AC).
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: