Cidadeverde.com

Câmara questiona autonomia da Guarda Municipal após tentativa de linchamento

Imprimir

A Câmara Municipal de Teresina aprovou requerimento nesta terça-feira (14) onde solicita informações da prefeitura de Teresina sobre a autonomia da Guarda Municipal. A discussão veio à tona no legislativo da capital após uma tentativa de linchamento supostamente ter ocorrido na frente de guardas nas proximidades do Parque da Cidadania.

O requerimento é de autoria do vereador Dudu (PT) e foi aprovado por unanimidade na Casa. “É um caso que viralizou na internet com cenas fortes e que me deixou bastante preocupado. Precisamos assegurar a segurança da sociedade, um local como o Parque da cidadania, que é uma importante área de entretenimento e lazer, acontecendo coisas bárbaras como essas nos deixa muito triste, e eu, como vereador, me vejo no dever de investigar e procurar melhorias para o bem de todos”, justifica o petista.

O documento aprovado prevê que seja encaminhado um pedido de informações ao órgão competente da Prefeitura no sentido de questionar quantos agentes da Guarda Municipal de Teresina estão operando nos parques da capital, em especial, no Parque da Cidadania, bem como esclarecer quantos agentes da Guarda estavam trabalhando na noite de 11 de agosto, quando aconteceu a tentativa de linchamento do jovem. 

“Esse é um assunto que venho levantando aqui na Câmara há algum tempo. A Guarda Municipal é um importante instrumento que auxilia na segurança e tranquiliza a população. Mas eles não estão tendo a devida autonomia. Sofrem retaliação da Prefeitura e, além de serem maus remunerados, estão sendo coagidos e com medo de atuar na capital”, disse Dudu.

Entenda o caso

O jovem identificado como Gabriel Wikson de Oliveira, 24 anos, sofreu tentativa de linchamento no sábado (11) em um posto de combustíveis na avenida Frei Serafim, no centro de Teresina. O rapaz foi brutalmente esfaqueado e agredido a pedradas após ter esfaqueado a namorada dentro do Parque da Cidadania.

Vídeos gravados pelo celular mostram cenas cruéis do espancamento. Um deles, mostra Gabriel Wikson caído ao chão com uma barra de ferro sobre as pernas e um dos agressores arremessando uma pedra na cabeça da vítima. Em seguida, um homem [que usa uma camisa com estampa militar camuflada] desfere nove facadas no pescoço do jovem, Na sequência, um ciclista passa por cima da vítima e um quarto agressor quebra uma cadeira plástica nas costas dele.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social informou ao Cidadeverde.com que não tomou conhecimento da decisão da Câmara e só vai se pronunciar após notificação oficial.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: linchamento