Cidadeverde.com

Mujica renuncia ao cargo de senador por motivos pessoais e 'cansaço'

Imprimir

Foto Gibran Mendes (Fotos públicas)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica renunciou nesta terça-feira (14) ao seu mandato de senador e explicou seus motivos em uma carta entregue à presidente do Senado, Lucía Topolansky, que também é sua esposa.

"Os motivos são pessoais, diria 'cansaço de longa data'", afirmou no documento. "No entanto, enquanto minha mente funcionar, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias."

Mujica, que está com 83 anos, governou o país entre 2010 e 2015. Em seu governo, foram aprovadas leis que permitiram o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha.

Assumiu o mandato de senador pelo MPP (Movimento de Participação Popular) em 2015, logo após deixar a Presidência, e manteve a imagem despojada do político que anda em um Fusca azul celeste, mora em uma chácara na periferia da capital e quase nunca é visto de terno.

Antes de ser eleito presidente, atuou na guerrilha armada dos Tupamaros nos anos 1960 até a derrota do grupo nos anos 1970. Foi preso mais de uma vez, a última entre 1972 e 1985.

A cadeira de Mujica no Senado será ocupada por Andrés Berterreche, engenheiro agrônomo e ex-ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca de 2009 a 2010.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais