Cidadeverde.com

Dia D: poucas crianças aparecem em postos de vacinação e FMS cita irresponsabilidade

Imprimir


Apenas 37% das crianças se vacinaram, a FMS alerta que o número é baixo e é preciso ter atingir 95% até dia 31/08

No dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo em Teresina, os profissionais da saúde municipal estão “frustrados com a irresponsabilidade criminosa dos pais e responsáveis pelas crianças menores de 5 anos que deveriam ser vacinadas”. 

A declaração é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, que juntamente com o Rotary Club organizou uma festa na Unidade Básica de Saúde Francisco Ramos, no bairro Satélite, zona Leste de Teresina e até às 9h30 só havia recebido cinco crianças para vacina. 

A revolta de Sílvio Mendes tem uma justificativa: até o momento a capital piauiense só vacinou 37% das 49.330 crianças que deveriam receber a imunização. A meta a ser cumprida até o dia 31 de agosto é de 95% desse total. 

“Ter vacinado só um terço da meta contra sarampo e a paralisia infantil põem em risco as crianças de contraírem doenças que estão extintas em Teresina, mas que apareceram novamente. Já temos casos de sarampo no Brasil e a paralisia pode voltar com os venezuelanos que estão entrando pelo Norte do país. E não tem tratamento para essas doenças”, alerta o médico e presidente da FMS.

Ele disse que uma festa com com brinquedos, pula-pula, lanches, Zé Gotinha e palhaço, uma mesa com salgadinhos, frutas foi preparada na frente da UBS para receber as crianças. 

“Tivemos o apoio do Rotary, quando prepararam tudo, não tinha uma criança para ser vacinada. Meia hora depois chegou uma e até as 9h30, cinco crianças tinham passado por aqui. É uma frustração para quem trabalha na saúde do município e uma irresponsabilidade criminosa dos pais ou supostos responsáveis”, afirma o gestor.


Festa organizada nesta manhã para as crianças na UBS do Satélite

Sílvio Mendes acrescenta que foram gastos cerca de R$ 500 mil só com as doses da vacina da poliomielite e que, além dos custos, existe o risco do  retorno da doença. Ele rebate ainda as supostas críticas de encontrarem postos fechados e explica a mudança do Dia D para hoje. 

“Por causa do aniversário de Teresina, transferimos o dia D, porque com o feriado prolongado era possível que muitas famílias viajassem. Estamos com 104 postos de vacinação abastecidos com as doses e caso você encontre um fechado, porque a técnica está de licença ou faltou, certamente tem outro próximo. As técnicas que trabalham com vacinação de crianças recebem um treinamento específico e por isso não podem ser substituídas por outra qualquer e também não podemos treinar todo mundo, porque tem as outras atividades para serem feitas. Mas, isso não é desculpa para deixar de proteger quem merece ser protegido”, desabafa o presidente da FMS. 

Neste sábado, mais de 100 postos de vacinação estão abertos para imunizarem as crianças nas diversas regiões de Teresina até as 17h. 

Veja postos de vacina no dia D

Caroline Oliveira 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais