Cidadeverde.com

Irmãs Williams se enfrentam nesta sexta no Aberto dos EUA

Imprimir

USTA/Daniel Shirey

DANIEL E. DE CASTRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - atualizada às 21h15

Um dos maiores clássicos do tênis chega ao seu 30º capítulo nesta sexta-feira (31). As irmãs Serena Williams, 36, e Venus Williams, 38, se enfrentam por volta das 20h, pela terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, Grand Slam realizado em Nova York.

A primeira das 29 vezes em que as irmãs Williams estiveram frente à frente foi há mais de 20 anos, em janeiro de 1998.

Na ocasião, Venus, então com 17 anos, superou a irmã mais nova na segunda rodada do Aberto da Austrália, por 2 sets a 0. A mais velha ganharia outros dois duelos antes de Serena obter seu primeiro triunfo, em 1999.

Hoje a vantagem é de Serena: 17 vitórias contra 12.

O último confronto entre elas foi em Indian Wells, em março deste ano, e Venus venceu com facilidade, em sets diretos. Na ocasião, Serena ainda tentava recuperar a forma após se afastar do circuito por conta da gravidez. Sua filha nasceu em setembro de 2017.

Agora o cenário é diferente. A vencedora de 23 títulos de Grand Slam vem de um vice-campeonato em Wimbledon e, apesar de ter jogado mal na preparação para Nova York, fez duas partidas em bom nível até agora, contra adversárias que não apresentaram muita resistência.

A americana derrotou a polonesa Magda Linette na estreia (6/4 e 6/0) e a alemã Carina Witthoeft na segunda rodada (duplo 6/2).

Venus, que também vive uma temporada irregular, mostrou mais segurança do que se esperava dela nas duas primeiras rodadas. Bateu a russa Svetlana Kuznetsova em um jogo apertado (6/3, 5/7 e 6/3) e depois passou pela italiana Camila Giorgi (6/4 e 6/5).

O desempenho de ambas até aqui permite esperar um duelo de bom nível técnico, o que, talvez pelo componente emocional, nem sempre acontece quando elas se encaram.

Na última vez que as duas jogaram no Aberto dos EUA, em 2015, Serena venceu em três sets nas quartas de final. O jogo foi mais equilibrado do que se esperava na época.

Serena era a líder do ranking mundial feminino naquela ocasião e buscava o quarto título de Slam na temporada, enquanto Venus ocupava o 23º lugar da lista. Após bater a irmã, no entanto, ela foi eliminada pela italiana Roberta Vinci na semifinal.

Em janeiro de 2017, elas fizeram a última final entre si, no Aberto da Austrália, com vitória de Serena, que já estava grávida durante o torneio. Foi a sua última atuação antes do afastamento.

Dessa vez, o encontro familiar será mais precoce, ainda na primeira semana de competição. Após o jogo de 1998, elas nunca haviam se encontrado tão cedo em um torneio.

Venus é a atual número 16 do ranking, dez posições à frente da irmã. Elas só se enfrentarão nessa fase porque Serena foi "promovida" à posição de cabeça de chave 17 pela organização do torneio, que adotou uma espécie de compensação pelo período afastada.

Além de emocional e histórico, o 30º duelo das irmãs Williams promete ser o primeiro grande espetáculo desta edição do Aberto dos EUA, já que reunirá duas das maiores atletas da modalidade, na sessão noturna de sexta, no maior estádio de tênis do mundo.

O Arthur Ashe tem capacidade para 24 mil espectadores, ou sortudos, que terão a oportunidade de acompanhar mais um episódio do clássico.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais