Cidadeverde.com

Brasil deve fechar acordo militar com a França, sinaliza Mangabeira

Imprimir

O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) disse hoje que as negociações entre Brasil e França de um acordo de cooperação militar estão avançadas. Mangabeira sinalizou que esse acordo pode ser fechado em dezembro, quando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitar o Brasil.

"As negociações com a França já estão em estágio mais avançado", disse Mangabeira. "Teremos colaboração em diversas áreas, desde a militar até estratégia para a Amazônia por meio da Guiana Francesa."

Mangabeira não deu detalhes do acordo. Em fevereiro, a Folha publicou reportagem sobre negociações sigilosas entre o ministro Nelson Jobim (Defesa), e Sarkozy, envolvendo o projeto do satélite geoestacionário. Os franceses querem vender a tecnologia aos brasileiros.

A Rússia também quer vender esse tipo de tecnologia ao país. Em 2006, a Roskosmos chegou a dizer que o "desconto" de US$ 10 milhões na "passagem" do astronauta brasileiro Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave russa tinha interesse comercial.

Rússia

Segundo ele, o Brasil não quer comprar tecnologia com a Rússia, mas trocar informações. "Estamos tentando estabelecer uma relação entre iguais. O objetivo com a Rússia é estratégico e não comercial", afirmou Mangabeira.
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: