Cidadeverde.com

Sasc apura fuga de adolescentes do Ceip e segurança é reforçada

O efetivo de socioeducadores será reforçado após a fuga de três jovens do Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip). O local tem capacidade para 48 internos, mas abrigava mais 100. Os fugitivos haviam sido transferidos para a unidade há dois dias após rebelição no Centro Educacional Masculino (CEM), na semana passada. 

A Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) vai abrir um procedimento administrativo para apurar como os jovens conseguiram empreender fuga. 

"A fuga ocorreu de sexta pra sábado. Eles, com um objeto cortante, imagino que uma serra, serraram as grades e conseguiram se evadir da unidade, pulando o muro, logo em seguida. A gente vai apurar as circunstâncias que esse objeto adentrou nossa unidade, através de uma apuração que será feita pela secretaria", disse Gleison Batista, coordenador do CEIP.

Diante da superlotação, a segurança e os procedimentos de segurança serão reforçados no Ceip para impedir novas fugas.

"É uma situação que foge da nossa rotina, de uma anormalidade. Em vista dessa situação da rebelião, nós tínhamos que receber, amparar esses adolescentes no Ceip, pois até então, era o único lugar que poderia comportar esses adolescentes, mas em uma situação de superlotação. Temos que aumentar o efetivo de sócioeducadores, mudar os procedimentos de segurança da unidade porque  a todo momento podemos ter uma situação que aumenta o nível de alerta da unidade", reforça Batista. 

Dois dos fugitivos respondem pelos crimes de latrocínio e o terceiro por roubo qualificado. Os três têm 18 anos e foram sentenciados a cumprir medidas socioeducativas até os 21 anos de idade. 

"As buscas não pararam. Com apoio da polícia estamos tentando recapturá-los. Acredito que hoje ainda, a juíza da 2ª Vara vai expedir mandado de busca e apreensão apra que possamos fazer isso com mais efetividade", finaliza Gleison Batista. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais