Cidadeverde.com

Agenda Teresina 2030 encerra mês de desafios sustentáveis na capital

Imprimir

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), por meio da Agenda Teresina 2030, lançou no mês de agosto o desafio 30 dias pelo desenvolvimento sustentável, em alusão à comemoração do aniversário de Teresina. A cada dia foi lançado nas redes sociais da Agenda uma prática específica relacionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, promovendo sustentabilidade não só no período dos desafios, mas incentivando as pessoas a transformarem essas práticas em hábitos. 

Entendendo o papel da sociedade na transformação da cidade, a Agenda Teresina 2030 criou o calendário no mês de agosto com desafios simples, que podem ser incluídos no dia a dia dos teresinenses. Separar o lixo reciclável, doar sangue, doar roupas, apoiar ONG’s, dentre outros, que eram lançados e aderidos pela população que acompanhou o projeto pelo instagram da Agenda Teresina 2030 (@teresina_2030).

“O presente que poderíamos dar para a nossa cidade é torná-la mais sustentável com a participação de todos. A integração popular foi muito boa. As pessoas que participaram,entenderam e aderiram a proposta. São ações simples mas que podem mudar a realidade da cidade”, ressaltou Mariana Fiuza, urbanista e especialista em inovação da gestão pública da Agenda Teresina 2030.

Segundo Mariana, os desafios mais aderidos foram as doações de roupa e o não consumo de carne durante um dia. “Para as doações de roupas fizemos uma parceria com o grupo The Street Store, que é um movimento mundial representado em Teresina por um grupo de voluntários que recebem doações e organizam uma loja de rua. Conseguimos arrecadar boa parte das doações na SEMPLAN, onde os servidores também aderiram aos desafios. Já o mais comentado nas redes sociais foi o não consumo de carne durante um dia, onde até movimentos vegetarianos interagiram", contou.

As doações de roupas foram separadas e destinadas a três instituições de caridade. As peças masculinas foram doadas à unidade de acolhimento masculino Joel Silva, no bairro Aeroporto, as peças femininas foram destinadas ao abrigo feminino Nossa Casa, no bairro Saci, e as peças infantis encaminhadas ao Lar da criança, na Vila Operária.

No próximo dia 10, os participantes dos desafios realizarão um plantio de árvores, onde as localizações das árvores serão inseridas no mapa online da plataforma Carto, que levará o nome dos participantes dos desafios ou de alguém que desejam homenagear.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais