Cidadeverde.com

Escolas da Prefeitura experimentam aplicativo que testa leitura dos alunos

Imprimir

 Foto: PMT

Seis escolas municipais de Teresina testaram um aplicativo de celular que avalia a fluência dos alunos em leitura. A novidade foi desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, parceiro da Prefeitura de Teresina em diversas ações. A capital piauiense tem a 4ª rede de ensino do país que utiliza a ferramenta.

O aplicativo coleta dados acerca do processo de leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Na prática, as crianças lêem uma lista de palavras do dicionário, outras pseudopalavras e um texto narrativo para que seja gravado por meio do celular, em menos de cinco minutos. Também são desafiados com questões de compreensão sobre o texto lido. O sistema sincroniza as informações e revela o nível de leitura de cada estudante.

De acordo com Giovanna Saraiva, assessora de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a ferramenta digital traz facilidade e precisão ao trabalho que até então é realizado somente pelo professor em sala de aula. “O aplicativo permite uma melhor avaliação do processo de apropriação da fluência em leitura dos alunos. É mais uma ação onde a tecnologia nos ajuda a avaliar e planejar novas estratégias com base em dados reais. Com essa identificação podemos desenvolver ações que consolidam a alfabetização dos alunos”, explica.

Em Teresina, 20 turmas do 2º ano participaram do projeto piloto, somando 567 estudantes. A coordenadora do teste no município, Karini Resende, acompanhou algumas aplicações nas escolas e destaca a importância dessa avaliação. “O aplicativo é um suporte para os professores, com mensuração a partir dos áudios. O cálculo é feito com base nas palavras lidas com precisão em um minuto. Esse é mais um dos métodos que chega para fortalecer o trabalho de avaliação nas escolas da Rede Municipal”, conclui.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais