Cidadeverde.com

Candidatos do Piauí ao Senado comentam pesquisa do Instituto Opinar

Imprimir

 Foto: Reproduação/ TV Cidade Verde

Quatro candidatos do Piauí ao Senado Federal comentaram a 4ª rodada da pesquisa Opinar divulgada nesta quarta-feira (5). O ex-governador Wilson Martins (PSB), que mantém a liderança no ranking, com 21,2% de intenções de voto, avaliou como “encorajador” o resultado. No levantamento anterior Wilson registrou 22,1%, portanto, caiu cerca de 1% nas estatísticas. 

O novo ciclo de pesquisas do Instituto Opinar ouviu, do dia 30 de agosto ao dia 2 de setembro, 1.082 eleitores no estado, em 59 municípios. A aferição foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PI 087993/2018 e BR 02130/2018. A margem de erro é para 2,97% para mais ou para menos.

“Mais uma vez manifestamos nossa gratidão ao eleitor piauiense pela escolha do nosso nome. Continuamos firmes em nossa caminhada pelo Piauí e esse resultado nos encoraja ainda mais”, diz Wilson. O ex-governador diz que é bem recebido por onde passa e que as pessoas manifestam a vontade de vê-lo no Senado. Wilson Martins diz que tem reafirmado a cada piauiense que vai honrar o voto recebido e lutar muito pelas obras e projetos que o Piauí mais precisa.

“Vamos distribuir água no semiárido piauiense, mas também lutaremos para implantar um Polo Digital em Teresina, construir o nosso Centro de Eventos e levar internet para todo o Estado. Isso é um compromisso meu, porque sei que vai gerar oportunidades e é estratégico para o desenvolvimento do Piauí”, reforça.

 Foto: Divulgação

Para o senador Ciro Nogueira (Progressistas), que está na segunda posição e foi o que mais teve crescimento comparado a última rodada, o seu crescimento é apenas um reconhecimento da população. Na 3ª rodada da Pesquisa, divulgada em agosto, ele tinha 13,4% das intenções de votos e nessa de hoje, surge com 16,2%. Ele superou o candidato do PRB, o cantor Frank Aguiar, que no levantamento anterior divulgado mês passado, aparecia como segundo colocado.
  
“Fiquei muito feliz com o resultado da pesquisa, mostra que estamos no caminho correto. Acho que a medida tomou conhecimento do nosso trabalho, de tudo que fizemos no nosso mandato e de tudo que pretendemos fazer no próximo, nós continuamos crescendo com isso. Mas isso só nos anima para trabalhar cada vez mais. Aliás, trabalho é a marca do meu mandato, então vamos em frente com muito trabalho pelo Piauí”, avaliou Ciro Nogueira.

Foto: Caio Bruno/ Alepi

O deputado estadual pelo PDT, Robert Rios, considera que o levantamento mostra um quadro estagnado e que "os poderosos" não estão subindo, o que garante maior crescimento para os demais. Mesmo permanecendo no quarto lugar, Robert teve queda da última pesquisa para a nova: estava com 9,5% e agora tem 8,6% da preferência dos eleitores. Robert está como quarto colocado no ranking.

"Mostrou com clareza o segundo turno, com a contínua queda do Wellington Dias e a subida dos demais. Mostra Luciano já chegando bem perto do Dr. Pessoa e pronto para assumir a segundo posição, pela força de grandes números de adesões no interior e de uma campanha mais organizada. Para o Senado, mostra um quadro estagnado e um grande número de indecisos. Os poderosos não conseguem subir e vamos crescendo de maneira tranquila", diz.

 Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

Já o deputado federal Marcelo Castro (MDB) foi analítico no seu posicionamento e disse que espera crescer nas próximas pesquisas, visto que os primeiros lugares tendem a estagnar. Marcelo Castro continua em 5º lugar, mas passou de 7,2% da última rodada, para 8,4% na de hoje.

"O que pudemos observar é que os candidatos mantiveram uma estabilidade. Apenas o que estava mais acima caiu um pouco e eu que estava mais abaixo subiu um pouco, senador Ciro também subiu um pouco e  os demais caíram um pouco. Então isso não é um indicador ainda consistente, mas já dá uma sinalização, porque mais importante do que voce analisar uma pesquisa, é analisar uma série de pesquisas para ver a tendência de para onde vai andar. Uma coisa podemos dizer, o que está em primeiro lugar já em várias pesquisas de vários institutos continua estagnado, e os outros começam a se movimentar. Eu me movimentei pouco, mas me movimentei. Espero que nas próximas,  eu ascenda mais rapidamente", analisou.

A reportagem tentou contato com o terceiro colocado, Frank Aguiar, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais