Cidadeverde.com

Santuário de Santa Cruz inicia Festa da Exaltação até dia 14

Imprimir

A festa da Exaltação da Santa Cruz é o momento em que milhares de romeiros se reúnem para contemplar a Cruz de Cristo, símbolo da vitória do Filho de Deus sobre a morte e o pecado. A festa, que é celebrada em todo o mundo no dia 14 de setembro, iniciou nesta quarta(05) em Santa Cruz dos Milagres (a 119 km de Teresina). 

A programação conta com missas, terço, celebração e procissão, na Igreja Matriz e no Novo Santuário. A região recebe muitos romeiros de várias localidades durante os dias de festividade. A procissão também é um dos momentos que reúne muitos romeiros.

Os fiéis seguem a tradição de acender velas, entrar de joelhos na Igreja em sinal de penitência ou agradecimento por uma graça recebida. No santuário, são feitos vários pedidos, e ao chegar ao altar da Santa, beijam, tocam e rezam por uma bênção. Toda essa fé reflete a liturgia do amor de Cristo por nossas vidas.

A celebração da Santa Cruz é o momento de espiritualidade do fiel para relembrar o sacrifício de Cristo, dando sentido à Cruz pela salvação de todo o mundo. “Foi pela cruz que a vida passou a ter sentido, foi pela morte de Cristo que fomos salvos de nossos pecados. A cruz é valiosa como um tesouro, é a representação da grande compaixão, que Ele, Jesus Cristo, tem por todos nós”, destaca padre Raniery Alencar, reitor do Santuário de Santa Cruz dos Milagres.

História

Celebrada no dia 14 de Setembro, a Festa da Exaltação da Santa Cruz tem sua origem na descoberta do verdadeiro lenho da Santa Cruz por Santa Helena, mãe de Constantino, o Grande. A Cruz de Cristo, a qual, de acordo com a história, foi encontrada durante a construção de uma basílica, sendo identificada por curar uma enferma.

 Confira a programação da Festa da Exaltação da Santa Cruz no Santuário de Santa Cruz dos Milagres! 

 05 a 13/09

 06h Missa (Igreja Matriz)
09h Missa (Novo Santuário)
11h Missa (Igreja Matriz)
 15h Terço da Santa Cruz (Igreja Matriz)
18h Celebração da Cruz e acolhida aos romeiros
19h Missa (Novo Santuário)

14/09 – Encerramento

06h Missa (Igreja Matriz)
09h Missa Solene (Novo Santuário)
11h Missa (Igreja Matriz)
15h Terço da Santa Cruz (Igreja Matriz)
16h - Procissão com a Santa Cruz passando pelas ruas da cidade, concluindo com a Santa Missa


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais