Cidadeverde.com

Xodó de Zidane, Mariano Díaz herda camisa 7 do Real Madrid

Imprimir

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

"Usar a camisa 7 é um orgulho e uma responsabilidade; me disseram que o número estava livre e eu peguei". Foi assim que Mariano Díaz resumiu a decisão de herdar o número com o qual Cristiano Ronaldo fez história no Real Madrid, ciente de toda pressão que virá com ele. Mas o atacante de 25 anos, de pai espanhol e mãe dominicana, conhece bem o clube onde se formou e de onde saiu por orientação de Zidane há cerca de um ano.

Embora tenha participado da decisão de liberar Mariano em 2017, Zidane não é um carrasco na vida do jogador. Pelo contrário. O francês trabalhou com ele nos times inferiores do Real e sempre deu atenção especial, com conselhos sobre bola e extracampo. No começo de 2016, Zidane já comandava a equipe principal quando Mariano soube que seria promovido para jogar a temporada 2016/2017.

Diante das muitas opções para o ataque, no entanto, ele teve poucas chances. Mesmo assim, fez cinco gols em 302 minutos espalhados ao longo de 14 jogos. Como já estava com 24 anos, o jogador, seu estafe, Zidane e o Real Madrid decidiram que era hora de Mariano ir para um time em que tivesse mais oportunidades.

Zidane, então, foi decisivo. "O Lyon foi uma recomendação do Zidane. Com a saída do Lacazette, ele disse que seria um bom momento e concordei. Acho que fiz muito bem. Tive outras propostas, mas a do Lyon foi a que mais me interessou", contou ele ao "Diario Libre".

No Lyon, fez 21 gols em 45 jogos em sua temporada de estreia e despertou o interesse do Sevilla. Mas o Real, ao negociá-lo um ano antes, ficou com a preferência de recontratá-lo se surgisse um time interessado. E assim o fez. Pagou 35% menos que a oferta do Sevilla, como previa o acordo, e desembolsou 23,4 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões) por seu novo camisa 7.

Antes de apostar no Lyon, Mariano também teve que tomar uma decisão sobre qual seleção defender. Nascido na Catalunha, ele é filho de pai espanhol e mãe dominicana. Assim, em 2013, aceitou convocação da República Dominicana e disputou uma partida amistosa pelo país.

Ele, inclusive, fez um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Haiti. Na oportunidade, comemorou muito o feito. "Estou muito orgulhoso de representar essa bandeira, essa pátria, esse país", vibrou Mariano Díaz em 2013.

Por outro lado, a ascensão na base do Real Madrid começou a mudar a decisão do atacante. Em 2017, quando já estava no time principal, ele declarou que seu sonho na verdade era defender a Espanha.

Pouco depois, a imprensa espanhola divulgava que Julen Lopetegui, então à frente da Espanha e hoje técnico do Real Madrid, estava de olho no jogador. Ele foi cotado para os amistosos pré-Copa contra Alemanha e Argentina, mas acabou não chamado. A decisão, no entanto, estava tomada.

"Sonho desde criança em defender a Espanha", afirmou Mariano.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais