Cidadeverde.com

Agenda Teresina 2030 inicia plantio de árvores após desafio sustentável

Imprimir

A equipe da Agenda 2030, acompanhada das participantes mais assíduas do desafio "30 dias pelo desenvolvimento sustentável", iniciou nesta segunda-feira o plantio das árvores que representam um agradecimento a todos os participantes. As primeiras mudas foram plantadas no canteiro da Igreja de São Benedito, no Centro da cidade. 

O desafio foi lançado nas redes sociais da Agenda Teresina 2030 durante o mês de agosto, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Cada dia um novo desafio era lançado, e os participantes registravam nas suas próprias redes marcando o Instagram da Agenda ou com a hashtag #desafiothe2030. Ao fim do mês, cada participante terá uma árvore plantada na cidade, que será registrada em um mapa virtual com o seu nome, na plataforma Carto. 

Uma das homenageadas nesta segunda foi a arquiteta e professora Ana Negreiros. A homenagem, no entanto, não será para ela mesma, mas servirá como uma lembrança ao pai, falecido. 

"É o mínimo que eu posso fazer. Ele plantou muitas árvores pela cidade toda. Eu ia sempre com ele, mas ele faleceu e eu tenho lembrança dele em todo o lugar da cidade. São coisas que você não vai ter um retorno imediato. Não plantou para ele ter a sombra, mas para outras pessoas terem essa sombra. Eu acho que a sustentabilidade é isso também, você não faz só por você, mas por outras pessoas", conta ela. 

Ana também destacou a importância das atitudes promovidas pelos desafios que foram lançados, uma forma de fazer uma cidade melhor. "Eu achei interessante, porque eram atitudes simples, coisas que você faz no dia a dia. Não é algo que vem de cima para baixo, o que vai resolver, trazer a transformação, é a mudança de cada pessoa aos poucos. Eu gostei muito dessa ideia de você ter a sua responsabilidade. É uma mudança de hábito, não é nada difícil". 

Também arquiteta, Maria Thereza reforça a mensagem de Ana, e cita que o plantio das árvores ajuda Teresina a resgatar uma tradição que vem se perdendo. "Teresina tem uma história de ser cidade verde, mas está perdendo a essência dela. As pessoas estão querendo cada vez mais tirar as plantas e botar cobertura, mas isso é uma coisa que tem que ser mudada. E com o incentivo do desafio da Agenda Teresina 2030, a gente tenta melhorar um pouco nossa cidade", afirma. 

Coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchôa comemora os resultados alcançados com a ação desenvolvida no mês de aniversário da capital piauiense. "Acho que foi muito positivo. A gente teve uma resposta muito boa, cada pessoa que fazia o desafio tinha um efeito multiplicador nas suas próprias redes. E muitas pessoas comentaram com a gente, pediram a lista completa das práticas para usar no seu local de trabalho, etc. Então, mais do que vencer o desafio, a intenção era de propagar práticas de sustentabilidade que são simples, que a gente pode fazer e tem um impacto na nossa pegada de sustentabilidade", diz Gabriela. 

"Essas ações são importantes para despertar na população esse sentimento de que é responsabilidade de todos cuidar da nossa cidade", finaliza o secretário municipal de planejamento e coordenação, José João Braga.

 Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais