Cidadeverde.com

SAMU divulga locais que contribuem com a prevenção ao suicídio em Teresina

Imprimir


Créditos: Ascom/Samu/Prefeitura de Teresina

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina faz parte do Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio do Município e, a partir de de segunda (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, inicia a entrega de panfletos sobre locais que oferecem ajuda gratuita na capital. Assim, os profissionais socorristas, ao atenderem casos de tentativa de suicídio, poderão prestar informações relevantes aos tentantes e/ou familiares.

Segundo Francina Amorim, diretora geral do SAMU, a população pode contribuir com a prevenção do suicídio: “O suicídio é um grave problema de saúde pública. Segundo a OMS, 90% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, que podem ser prevenidos e também tratados. Além disso, uma vez informada sobre o tema, a população pode contribuir com a diminuição dos fatores de risco e com o aumento dos fatores de proteção”.

Ela explica ainda que os panfletos trazem informações sobre o trabalho desenvolvido nesta área pela rede do SUS e Organizações Filantrópicas: “Em Teresina, as pessoas podem se dirigir aos postos de saúde para marcar consulta gratuita para psicólogo ou psiquiatra. Existem ainda 07 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que possuem equipe médica e psicossocial e acolhem pessoas com transtornos mentais.”, afirma.

Francina Amorim informa também, que, além dos CAPS e das consultas gratuitas com profissionais especializados, a Fundação Municipal de Saúde mantém o PROVIDA: “Trata-se do ambulatório especializado que dispõe de psicólogos e psiquiatras e realiza o acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio ou tem ideação suicida. O PROVIDA fica localizado no Centro de Saúde Lineu Araújo e atende por demanda espontânea”, conta.

O diretor médico do SAMU, José Ivaldo, informa que o Hospital Areolino de Abreu (HAA) é a referência para atender casos de urgência psiquiátrica, sem comprometimentos clínicos: “O HAA possui psiquiatras de plantão 24h e toda a estrutura para atender casos de urgência psiquiátrica, tendo inclusive alas para internação. A pessoa pode ser transportada até lá em ambulância do SAMU ou ir por meios próprios, a qualquer hora do dia.”, afirma.

O que fazer em caso de tentativa de suicídio

Em caso de tentativa de suicídio ou qualquer urgência psiquiátrica, a população pode acionar o SAMU: “Ao ligar para o 192, a pessoa é atendida por telefonista e médico regulador, que classifica se é necessário o envio de ambulância ou orientação médica. Temos equipes qualificadas e equipamentos necessários para o socorro nestes casos. Em local de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para providenciar o resgate”, afirma o diretor.

José Ivaldo explica ainda o procedimento adotado em caso de tentativa de suicídio: “A equipe de socorristas do SAMU faz a avaliação do paciente que tentou suicídio e realiza as intervenções necessárias, como por exemplo: lavagem gástrica ou intubação para permitir ventilação mecânica. Posteriormente, o encaminha para o estabelecimento de saúde adequado ao caso: hospitais de bairro, HUT ou Hospital Areolino de Abreu”.

Organizações filántropicas

Conheça também as organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:

-Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188

O CVV atua na prevenção do suicídio, prestando apoio emocional, através de uma conversa amiga. O atendimento pode ser feito por telefone, por meio do número gratuito 188, que funciona 24 horas, todos os dias.

-Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742

O CDM é uma ONG que tem como objetivo informar a sociedade sobre causas, sintomas e tratamentos disponíveis aos transtornos psíquicos, atuando diretamente na prevenção e posvenção do suicídio.

-Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86)3237-0077/3237-0202

O GRACE atua na prevenção do suicídio, disponibilizando duas linhas telefônicas. O Grupo também atende presencialmente no bairro Vila Bandeirantes II e faz visitas domiciliares.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais